Confira as ações da semana para combate ao coronavírus no Paraná

11/04/2020
O Paraná completa neste fim de semana um mês desde os primeiros seis casos confirmados do novo coronavírus no Estado. Eles foram diagnosticados em apenas dois municípios no boletim epidemiológico de 12 de março. Desde então são mais de 600 casos e 80 cidades na luta contra a Covid-19.
O Governo do Estado tomou dezenas de medidas para conter o alastramento da doença, reforçar a estrutura de atendimento à população com novos leitos, equipamentos e profissionais da Saúde, ajudar as famílias vulneráveis e diminuir os impactos da pandemia na economia. A estratégia é de trabalho ininterrupto de avaliação e ação.
Esse conjunto foi ampliado nos últimos cinco dias. São diversas iniciativas para estruturar o atendimento nas UTIs e facilitar a produção e o acesso a Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Ao mesmo tempo, o Governo do Estado implementou ações anexas aos pacotes econômico e social, como o Cartão Comida Boa, novas liberações de recursos para os municípios e lançamento do programa de Educação à Distância.
O governador se reuniu nesta semana por videoconferência com deputados federais do Paraná e propôs atuação junto à União para ampliar o apoio aos Estados. Três ações necessitam do apoio imediato: recomposição por parte do governo federal das perdas com ICMS, suspensão dos pagamentos de dívida com a União por 12 meses e aprovação de emenda constitucional com prorrogação do prazo final de quitação de precatórios.
O governador também participou de uma videoconferência com presidentes de entidades sindicais estaduais e nacionais. O encontro serviu para estreitar o diálogo com as lideranças dos trabalhadores e teve como objetivo primordial a defesa dos empregos diante dos reflexos econômicos gerados pelo novo coronavírus.
Ratinho Junior sancionou a lei complementar que instituiu o repasse de 37 milhões e 700 mil reais do Fundo de Modernização da Assembleia Legislativa para o Fundo Estadual da Saúde.
O governador Ratinho Junior sancionou duas leis. A primeira institui a manutenção dos contratos com as empresas terceirizadas, desde que mantenham os vínculos com os trabalhadores, e a segunda amplia a utilização dos recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza e aumenta para 10% o limite de recursos do Orçamento que poderão ser remanejados livremente.
A Secretaria da Saúde contratou 419 novos leitos adultos de UTI em todas as regiões, incluindo áreas dos hospitais universitários de Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa. Nas próximas semanas a estrutura hospitalar vai aumentar com a incorporação de 80 novos leitos de UTI em três hospitais regionais. O Paraná poderá alcançar 1.128 novos leitos adultos de UTI para atendimento emergencial e exclusivo contra a pandemia.
As aeronaves do Governo do Estado coletaram 1.457 amostras de material para testes do novo coronavírus nas regionais de Saúde do Paraná.
O governador Ratinho Junior reforçou nesta semana que o atual estágio da Covid-19 no Estado ainda requer a manutenção do isolamento domiciliar e do distanciamento social. A medida ajuda a conter a propagação do novo coronavírus.
Para conferir mais detalhes e outras ações do Governo do Paraná nesta semana, acesse o site xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias . (Repórter: Flávio Rehme)