Conferência em Londrina debate comida no campo e na cidade

04/07/2019
Cerca de 150 pessoas, entre secretários municipais de Agricultura, agricultores familiares, integrantes de movimentos sociais e de comunidades tradicionais, como quilombolas e indígenas, participam nesta quinta-feira da terceira Conferência Regional de Segurança Alimentar Nutricional, que acontece na sede do Iapar, Instituto Agronômico do Paraná, em Londrina. O tema Comida no campo e na cidade: o que temos e o que queremos. De acordo com o secretário-executivo do Consea, Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Valdecir Veloso Neto, o encontro debate propostas que serão levadas à conferência estadual, que por sua vez escolhe as melhores ideias para a conferência nacional. Segundo ele, a busca é por propostas para a implementação de políticas públicas em nível municipal, estadual e federal.
O diretor técnico do Instituto Emater, Nélson Harger, destacou a importância da extensão e da pesquisa para o desenvolvimento de alimentos mais saudáveis. Ele ponderou que ainda persiste o uso demasiado de agrotóxicos em diversas culturas.
O diretor ainda ressaltou que para produzir alimentos mais saudáveis ou orgânicos é preciso muita tecnologia, sendo que muitas delas já existem.
De acordo com o diretor de pesquisa e presidente interino do Iapar, Rafael Fuentes, o elevado desperdício de alimentos no país também é um grande problema a ser considerado. Ele destacou que o índice em alguns setores chega a quase 50% do que se planta e se colhe, oq ue precisa ser combatido. Fuentes também acrescentou que produtores rurais, o poder público e a sociedade podem contribuir muito com esse propósito. (Repórter: Wyllian Soppa)