Comunidade rural de Campo Mourão recebe água tratada

12/11/2019
Usar água da mina e andar quilômetros para pegá-la em baldes é uma realidade que ficou para trás para os cerca de 100 moradores da Comunidade Rural Alto do Divino, área que fica na divisa dos municípios de Campo Mourão e Araruna, no Centro-Oeste do Estado. A vida da comunidade mudou no início deste mês quando os moradores começaram a receber água tratada da Sanepar. Muitos esperavam por isso há mais de dez anos, como o produtor de leite João Maria Ferreira Lopes, de 55 anos. Ele conta que produz cerca de 9 mil litros de leite por mês, que são distribuídos para a Cativa, Cooperativa Agroindustrial de Londrina, e conta que agora vai ser possível aumentar a produção.// SONORA JOÃO MARIA FERREIRA LOPES//Ele e a esposa, Solange Cabral de Souza, de 42 anos, moram na propriedade com dois filhos, um de 6 anos e outro de 7 meses. Solange conta que sente alívio de ter água encanada principalmente pela saúde dos filhos.// SONORA SOLANGE CABRAL DE SOUZA//O poço da Comunidade Rural Alto do Divino faz parte do Sanepar Rural, um dos projetos de investimento da companhia para garantir abastecimento a famílias de todo o Estado. O diretor de Investimentos da Sanepar, Joel de Jesus Macedo, explica que a água do poço se diferencia da água da mina, antes usada pelos moradores, principalmente em função da qualidade.// SONORA JOEL DE JESUS MACEDO//Como parte do Sanepar Rural, estão em andamento 95 obras no Estado. O investimento também é de até 5 milhões de reais por ano para atender famílias da área rural em todos os municípios. O projeto envolve a parceria de outros órgãos do Governo do Estado com as prefeituras e a comunidade. Um funcionário da Sanepar de Curitiba esteve na comunidade nesta terça-feira para a reunião social para a formalização de estatuto de uma associação para gestão do sistema. Também nessa mesma semana, um técnico da empresa dá um treinamento para três moradores que vão ser os responsáveis pelo tratamento da água. O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, destacou a atuação do Governo do Estado na instalação do reservatório.// SONORA TAUILLO TEZELLI//José Carlos Casalvara, de 58 anos, mora com a esposa Maria de Fátima Cavalcanti Casalvara, de 42 anos, na propriedade em que foi instalado o reservatório. Ele conta não tinha mina e precisava usar a caminhonete para percorrer diariamente 6 quilômetros para pegar água.// SONORA JOSÉ CARLOS CASALVARA//O casal Olga e Noel Crispin, ambos de 69 anos, tem uma propriedade na comunidade, um lugar de descanso após se aposentarem. Noel conta que eles foram os primeiros a ter a ligação da água na residência porque ele antecipou a instalação, que é feita pelos proprietários com auxílio dos técnicos da Sanepar.// SONORA NOEL CRISPIN//O sistema instalado na comunidade do Alto do Divino é composto por um poço tubular profundo, casa de tratamento, feito com hipoclorito de sódio, reservatório elevado metálico, rede de distribuição com extensão de 2 mil e 700 metros e uma válvula redutora para controle de pressão da rede. A comunidade comprou uma bomba e a Sanepar vai fornecer uma outra bomba reserva. O investimento é de 130 mil e 800 reais, sendo 89 mil e 900 reais da empresa e 40 mil e 900 reais de contrapartida do município. (Repórter: Priscila Paganotto)