Comunicação é um braço de atração de investimentos no Paraná

01/11/2019
O secretário da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José, afirmou, nesta sexta-feira, durante o encontro Governo 5.0, em Foz do Iguaçu, que as ações de comunicação implementadas neste ano favorecem o Estado na atração de investimentos e fortalecimento do potencial turístico. Ele também destacou a criação de um núcleo de produção interno e de campanhas preventivas para orientar e melhorar a qualidade de vida das pessoas. O Estado tem campanhas educativas em relação ao respeito no trânsito, contra a dengue e o sarampo, saúde preventiva e segurança pública. O secretário também citou as estratégias desenvolvidas para o turismo, entre elas o lançamento do portal Viaje Paraná e da TV Paraná Turismo, para angariar o engajamento dos paranaenses e da população dos estados vizinhos do Sul e Sudeste. Hudson José apresentou os resultados da criação do núcleo interno de produção visual, para diminuir os custos e aumentar a agilidade de atendimento das demandas de todas as secretarias. Em dez meses, a média foi de 50 projetos e 20 vídeos por mês e mais de 500 mil usuários atendidos diariamente nas redes sociais do Governo. De acordo com o secretário, o conceito do Governo 5.0 e da gestão como um todo é aproximar as pessoas e tornar a administração mais próxima e presente onde ela precisa estar.// SONORA HUDSON JOSÉ//No encontro em Foz do Iguaçu, o secretário disse que a unificação da comunicação com a cultura permitiu mais agilidade e notoriedade às duas áreas, que passaram a conversar com a população de maneira descentralizada. O principal destaque foi para o terceiro edital do Profice, o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, com novidades que devem aumentar a abrangência dos projetos para mais cidades, além de ampliar as chances de participação aos produtores culturais de fora de Curitiba. O Governo do Estado vai destinar 33 milhões de reais para o programa neste ano e no ano que vem, com o teto de 350 mil reais por projeto. Hudson José destacou que a proposta é ampliar o número de projetos contemplados e levar mais recursos para as cidades do Interior.// SONORA HUDSON JOSÉ//Assim como nos editais anteriores, vão ser contempladas 10 áreas artístico-culturais, divididas em Artes visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, livro e leitura, Música, Ópera, além de Patrimônio cultural material e imaterial, Povos, comunidades tradicionais e culturas populares, e Teatro. A reformulação do edital atende à demanda apresentada por agentes culturais, produtores e artistas de todas as áreas culturais durante as Audiências Públicas de Cultura feitas de 29 de maio a 4 de julho deste ano, nas oito macrorregiões histórico-culturais do Paraná. As mudanças também estão em consonância com as alterações feitas pela Comissão do Profice e pelo Conselho Estadual de Cultura. (Repórter: Priscila Paganotto)