Compliance é marca de inovação na administração pública do Paraná

18/10/2019
Uma das primeiras inovações do Governo do Estado foi a implantação do Programa de Integridade e Compliance, como lei estadual. A iniciativa, apresentada nesta quinta-feira na Semana Paraná Inovador, que acontece no Palácio Iguaçu, busca novos caminhos para combater a corrupção e garantir a ética e integridade no serviço público. O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, apresentou o programa e, em seguida, participou de debate sobre a inovação proporcionada pelo compliance. Ele explicou que a inovação não é o combate à corrupção, mas a adoção de métodos e ferramentas que efetivamente ajudam no processo de garantir a ética e a credibilidade na administração pública.// SONORA RAUL SIQUEIRA.//

A CGE, Controladoria-Geral do Estado, já começou a implantação do programa em dez órgãos estaduais. Neles, todos os servidores foram entrevistados para o levantamento dos riscos e vulnerabilidades dos procedimentos executados pelos setores. Raul Siqueira detalhou o processo nas etapas de entrevistas, mapeamento de riscos, medidas de eliminação de vulnerabilidades e a elaboração do plano de integridade, específico de cada órgão. Depois de terminado um ciclo, são refeitos os processos para verificar a eficiência e eficácia das medidas adotadas. Segundo ele, o compliance e estimula a cultura da ética.// SONORA RAUL SIQUEIRA.//

Na segunda parte da apresentação, os desafios na implantação de compliance foram debatidos com Letícia Sugai, presidente do Instituto Paranaense de Compliance, fundadora da Veritaz e criadora do movimento “Integridade sempre vale a pena”; Flavia Malucelli Baltazar, especialista em Controles Internos, Compliance e Gestão de Riscos, com reconhecimento internacional; e Marcos Turbay, sócio-fundador da Compliance School. No mesmo simpósio foi apresentado um balanço do aplicativo 190 PR, da Polícia Militar. O aplicativo foi desenvolvido pela Celepar e é pioneiro no Brasil em possibilitar o acionamento de emergência sem ligação telefônica. Foram 17,3 mil usuários atendidos em um ano. A Polícia Militar recebeu 6.584 solicitações, todas com orientações ou com despacho de uma viatura para o local da ocorrência. O aplicativo está presente em 117 municípios do Estado e, em breve, vai alcançar todas as regiões do Paraná. (Repórter: Wyllian Soppa)