Compagás reforça cuidados com escavações na rede de gás natural

07/05/2019
A Compagás, Companhia Paranaense de Gás, reforça a atenção necessária ao fazer escavações próximo à rede de distribuição de gás natural. Identificar esses pontos é um importante item de segurança nas obras, uma vez que escavações sem planejamento adequado são as maiores causas de incidentes na rede da Companhia. De acordo com o engenheiro da Compagás, Glauber José Cordeiro, profissionais da empresa acompanham situações que possam oferecer risco de dano aos dutos de transporte de gás.
Por meio de uma solicitação na Central de Atendimento da Compagás, disponível 24 horas por dia, os Técnicos de Operações da Companhia entram em ação para orientar e acompanhar os trabalhadores. Este atendimento acontece pelo telefone 0800 643 8383. Cordeiro destacou que o planejamento das obras precisa ser bem feito em todas as etapas para evitar problemas e garantir a segurança dos operários e da rede.
Além deste apoio, a Compagas realiza a sinalização externa, com tachões e placas ao longo dos mais de 820 quilômetros de extensão da rede de distribuição de gás natural. Também executa programas de conscientização e palestras para empresas que possam interferir na rede de distribuição. Mesmo com todo esse cuidado, incidentes podem acontecer. Nestes casos, a Compagas destaca que a rede de gás natural é construída de acordo com as normas vigentes e possui válvulas de segurança para bloquear o fornecimento do combustível, além de técnicos que trabalham rapidamente para restabelecer a distribuição do gás natural e minimizar possíveis transtornos. Atualmente, a Compagas conta com mais de 44 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica, e está presente em 17 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Londrina, Carambeí, Castro e Arapoti. (Repórter: Wyllian Soppa)