Como revitalização da orla de Matinhos, IAT oferece curso de construção civil

11/06/2024
Os moradores de Matinhos, no Litoral, podem fazer neste mês uma capacitação gratuita na área de construção civil. O curso de Aplicação de Revestimento Cerâmico é oferecido pelo IAT em parceria com o Senai e ocorre entre a próxima segunda-feira e o dia 19 de julho, com aulas às segundas, quartas, quintas e sextas à noite. São 20 vagas e as inscrições já podem ser feitas de forma presencial no Centro Comunitário Profissionalizante Vereador Mário Braga, local onde vão acontecer as aulas. O curso é viabilizado pelo Projeto Básico Ambiental das Obras de Recuperação da Orla de Matinhos, executado pelo IAT em conjunto com o Consórcio DTA/Acquaplan. O cronograma prevê ainda outras duas formações para este ano. O curso de Assentamento de Tijolo à Vista e Pedra Decorativa, que acontece entre cinco e 21 de agosto, e a capacitação em Eletricidade Básica Residencial entre 9 e 25 de setembro. Cada um dos cursos conta com 20 vagas, com as inscrições sendo abertas sempre um mês antes do início das aulas. Outras capacitações já foram viabilizadas pelo IAT neste ano. Em março, os pescadores do município fizeram o curso de Motores Marítimos de Centro a Diesel, e em abril foi ofertado o curso de Eletricidade Predial. Ainda em março, também por meio do projeto, o Senac promoveu cursos de Empreendedorismo e de Técnicas para Camareira de Meios de Hospedagem. As ações visam o aprimoramento da mão de obra na cidade para o novo cenário econômico previsto para Matinhos a partir da modernização da orla e de outras obras estruturais em execução pelo Governo do Estado no Litoral, como a Ponte Guaratuba-Matinhos e a duplicação da Avenida Juscelino Kubitschek, principal via de acesso à cidade. No ano passado, as capacitações já tinham beneficiado 210 pessoas. A revitalização Orla de Matinhos atingiu 94,12% de conclusão e deve ser entregue até o segundo semestre. (Repórter: Gustavo Vaz)