Como Assaí, no interior do Paraná, virou referência global de inovação

02/07/2024
Localizada no Norte Pioneiro do Paraná, nas proximidades de Londrina, Assaí é destaque nacional e internacional no âmbito da inovação. Com uma população de 13.797 habitantes, segundo o IBGE, o município já havia sido eleito em 2024 como uma das 21 comunidades mais inteligentes do mundo pelo ranking Smart21 do Fórum de Comunidades Inteligentes do Canadá, ao lado de Curitiba e Ponta Grossa. Mas a cidade não parou aí. Em junho a cidade deu um salto. Com a publicação do ranking TOP7, Assaí entrou para a lista das sete comunidades mais inteligentes do mundo, igualando-se a Curitiba e das cidades de Coral Gables, nos Estados Unidos, Durham, Canadá, Fredericton, também no Canadá, Hilliard, nos Estados Unidos e Yunlin, em Taiwan. Em novembro, o vencedor será definido no Smart Cities Awards, principal evento do setor, realizado anualmente em Barcelona, na Espanha. Em 2023, a cidade já havia ficado entre as 21 primeiras do ranking, conhecido como “Oscar da Inovação”. Assaí teve sua origem com a chegada de imigrantes japoneses na região, que deram à cidade um nome com o significado de “Terra do Sol Nascente”. A influência e presença oriental são marcantes na comunidade até hoje. Por meio de uma parceria com o Sebrae, a prefeitura de Assaí realizou um hackathon, uma maratona de ideias, para contratar o secretário da pasta. Esse tipo de processo seletivo foi o primeiro nesse estilo a ser realizado no Brasil. Com a secretaria criada, o foco da cidade foi investir em políticas públicas voltadas à capacitação profissional de estudantes. O projeto Passaporte Estudantil é uma das ações realizadas pela prefeitura para fomentar o desenvolvimento socioeducacional e garantir a equidade no acesso à educação e a formação técnica. Assim como o projeto Assaí Tech e a Agência de Inovação, o Passaporte Estudantil faz parte do ecossistema de inovação Vale do Sol, criado em 2022 com o propósito de contribuir para a eficiência do setor público e a evolução da cidade por meio de soluções tecnológicas e inovadoras que permitam a modernização de processos e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. (Repórter: Victor Luís)