Comitiva da Nova Ferroeste conhece potencial de integração de Foz do Iguaçu

24/06/2021
A comitiva do Ministério da Infraestrutura que acompanha os estudos da Nova Ferroeste esteve nesta quinta-feira em Foz do Iguaçu. A cidade recebe um ramal do novo traçado, ligando a Cascavel, onde já existe um terminal da Ferroeste. Na agenda, a comitiva se reuniu com parte da diretoria da Itaipu Binacional, que tem uma parceria de mais de um bilhão e 400 milhões de reais com o Estado do Paraná em obras de infraestrutura. Especificamente em Foz do Iguaçu, ela envolve a Ponte da Integração e a nova perimetral, a duplicação da Rodovia das Cataratas e a ampliação da pista do aeroporto, já concluída. Durante a conversa, o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, atualizou o andamento dos estudos necessários para a finalização do projeto. // SONORA LUIZ HENRIQUE FERNANDES // Marcos Félix, assessor especial do Ministério da Infraestrutura, ressaltou o potencial de escoamento pela cidade. // SONORA MARCOS FELIX // Da Itaipu, a comitiva seguiu para o canteiro de obras da segunda ponte sobre o Rio Paraná, que já está com 63% da obra finalizada. O baixo nível do rio nos últimos meses dificultou o transporte de material entre os dois lados, mas o cronograma ainda prevê a inauguração para o próximo ano. Hoje, 200 operários trabalham nas duas margens. Luiz Henrique Fernandes ressaltou que a obra da ponte se relaciona com o projeto da nova ferrovia. // SONORA LUIZ HENRIQUE FERNANDES // Foz do Iguaçu foi o quarto compromisso da comitiva no Paraná. Anteriormente os técnicos estiveram em Cascavel, Paranaguá e Curitiba. Proposta pelo Governo do Paraná, a Nova Ferroeste vai ligar Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, com grande parte do traçado cortando o Oeste e um ramal até Foz do Iguaçu. Atualmente, o projeto está em fase de elaboração dos estudos de viabilidade técnica, econômica, ambiental e jurídica. A nova malha ferroviária vai ter 1.285 quilômetros de extensão e a estimativa de investimentos é de 25 bilhões de reais. (Repórter: Gustavo Vaz)