Começam a operar, nesta terça-feira, as instalações da Copel que reforçam a rede elétrica de Curitiba e possibilitaram a retirada das torres da Avenida Comendador Franco

16/09/2019
Entram em operação nesta terça-feira duas instalações da Copel que reforçam a rede elétrica de Curitiba: a subestação Curitiba Centro e a linha de transmissão subterrânea da Avenida Comendador Franco, obra que permitiu a retirada das torres do canteiro central da via. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participa da inauguração, junto com o presidente da Copel, Daniel Slaviero. A solenidade acontece nas instalações da Subestação Curitiba Centro, às 11 horas da manhã. Os dois empreendimentos operam em alta-tensão e receberam 174 milhões de reais em investimentos. Conhecida como Avenida das Torres, a Comendador Franco tem agora uma rede de alta-tensão passando por tubulações enterradas no canteiro central. A linha tem 8 quilômetros de extensão, conecta a nova subestação Curitiba Centro à subestação Uberaba, e é uma das maiores redes subterrâneas em circuito duplo do Brasil. Para desativar a linha antiga, foram retiradas 25 torres, 20 superpostes e 42 quilômetros de cabos condutores no trecho que vai da Rua Doutor Dário Lopes dos Santos até a Rua Rosa Mehl, nos bairros Jardim Botânico, Jardim das Américas, Guabirotuba e Uberaba. Além de dar mais confiabilidade ao sistema e segurança à população, a nova linha enterrada permite que o canteiro central da avenida seja usado pela prefeitura para outros projetos. O empreendimento beneficia diretamente 80 mil consumidores na capital. A Subestação Curitiba-Centro, onde acontece a solenidade de inauguração das instalações da Copel fica na Rua Engenheiro Leão Sounis, número 7, no bairro Jardim Botânico. (Repórter: Priscila Paganotto)