Começam as obras de terceiras faixas e adequação na PR-562, no Sudoeste

17/03/2021
O DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, deu início à obra de adequação de trechos com curvas acentuadas da rodovia PR-562, entre o município de Coronel Vivida e o distrito de Vista Alegre, na região Sudoeste do Paraná. O trecho que passará por intervenções tem pouco mais de três quilômetros e o investimento é de cinco milhões e 800 mil reais, financiados pelo BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Além da correção de geometria no trecho, conhecido como Serra de São Braz, está prevista a inclusão de terceiras faixas para aumentar a capacidade de tráfego. Essas medidas visam melhorar as condições de segurança entre o km 59 e o km 63 da rodovia, que tem registrado acidentes. O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, destacou o trabalho do Governo do Paraná na remodelação das rodovias estaduais, buscando garantir deslocamentos seguros e ágeis para a população. De acordo com o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti, além das correções na pista de rodagem, os trabalhos na PR-562 vão contemplar a modernização completa do trecho.// SONORA FERNANDO FURIATTI.//

Os serviços na PR-562 iniciaram no mês de fevereiro, e a previsão de conclusão da obra é para fevereiro de 2022. A adequação de curvas na PR-562 é mais uma obra dentro do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que conta com aporte de recursos do BID. Além dela, estão em andamento as obras de pavimentação na PR-912, entre Coronel Domingos Soares e Palmas; na PR-364, entre São Mateus do Sul e Irati; na PR-239, entre Pitanga e Mato Rico; e a obra de implantação do acesso ao Contorno Norte de Castro, na PR-090. Também estão sendo iniciadas nestes primeiros meses do ano as obras do Contorno Norte de Castro, Contorno Sul de Wenceslau Braz e as correções de pontos críticos na PR-650, em Godoy Moreira. As obras de duplicação da PR-323 entre Paiçandu e Doutor Camargo e da PR-445 entre Londrina e Irerê, ambas já em fase final, também contaram com recursos BID. Ao longo dos últimos três anos, essa parceria já garantiu investimento de 680 milhões e 300 mil reais em obras rodoviárias, 23 milhões e 100 mil em projetos executivos para rodovias e ferrovias, e 16 milhões de reais em estudos de engenharia na área de infraestrutura. (Repórter: Wyllian Soppa)