Começam as aulas na rede estadual de Educação do Paraná

05/02/2020
A manhã desta quarta-feira foi agitada para as equipes pedagógicas das duas mil e 100 escolas estaduais do Paraná. O ano letivo começou para os mais de um milhão de estudantes da rede, após dias de preparação coletiva de professores, pedagogos e diretores. No primeiro dia, o frio na barriga é geral, para estudantes e professores. Mesmo com duas décadas de docência, a professora de Física Dijalmary Chas conta que ainda fica ansiosa para o início das aulas. Ela, que leciona para jovens do Ensino Médio, diz que o maior desafio de todo ano letivo é o terceiro ano.// SONORA DIJALMARY CHAS.//

Para as equipes diretivas, o retorno às aulas representa o início da colheita de frutos de toda a preparação feita desde o começo do ano. Recentemente, os servidores estiveram reunidos no Seminário Foco na Aprendizagem, voltado aos diretores, que participaram de oficinas de formação, palestras e ouvidorias. Houve, ainda, os dias de Estudo e Planejamento, momento para as escolas debaterem, analisarem e construírem ações pedagógicas que vão fazer a diferença aos estudantes da rede neste primeiro trimestre. Diretora-auxiliar do Colégio Estadual São Paulo Apóstolo, em Curitiba, Simone Herrera Natal foi enfática ao dizer o que espera para os estudantes da instituição em 2020.// SONORA SIMONE HERRERA.//

Este será o último ano de Isadora Tokarski, de 14 anos, no ensino fundamental. Neste primeiro dia, porém, ela brinca que não sentiu dificuldade nenhuma em acordar, tamanha a ansiedade para reencontrar os amigos.

Para Matheus Shimabukuro dos Santos, 15 anos, a ansiedade é grande por se tratar de seu último ano antes do temido terceirão. Ele, que começa os estudos no segundo ano do Ensino Médio, sonha em cursar Gastronomia.

O diretor do Colégio Estadual São Paulo Apóstolo, Juliano Nunes da Rosa, está empolgado especialmente com a ampliação do Programa Mais Aprendizagem.// SONORA JULIANO NUNES.//

Criada para substituir as antigas Salas de Apoio, que atendiam apenas estudantes com dificuldades de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, a iniciativa atual tem como objetivo fazer com que o estudante avance na série em que está inserido. As atividades, realizadas no contraturno, têm como foco quatro áreas: leitura, interpretação de textos, escrita e resolução de problemas. Se em 2019 765 escolas receberam o programa, em 2020 serão mil e 300 escolas beneficiadas. O Mais Aprendizagem é voltado tanto a estudantes da fase final do Ensino Fundamental quanto a jovens do Ensino Médio. Antes, eram contemplados apenas alunos dos sextos e sétimos anos. (Repórter: Wyllian Soppa)