Comec inaugura novas faixas no cruzamento da Avenida das Torres com Avenida Rui Barbosa, em São José dos Pinhais

23/08/2021
A Avenida Comendador Franco, também conhecida como Avenida das Torres, ganhou nesta segunda-feira duas novas faixas no sentido Curitiba. Elas ficam no cruzamento com a Avenida Rui Barbosa, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana, obra que estava paralisada desde 2016, remanescente do PAC Mobilidade da Copa do Mundo. A construção contou com investimento de 500 mil reais por parte do Governo do Estado e a Comec, Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, foi a responsável pela gestão da execução. À época, a obra criou um viaduto para facilitar a mobilidade no cruzamento, mas foi paralisada quando a então empresa responsável entrou em recuperação judicial, deixando um vão sobre a Avenida Rui Barbosa. O espaço ficou fechado com tapumes, gerando uma redução de visibilidade pelos usuários e aumentando o risco de acidentes no local. A retomada da obra concentrou os trabalhos no fechamento desse vão, abrindo espaço para mais duas pistas na Avenida Comendador Franco. Segundo o presidente da Comec, Gilson Santos, as pistas vão colaborar para um melhor fluxo de veículos que passam no local. //SONORA GILSON SANTOS//
Para ser retomada, a intervenção viária precisou passar por perícia técnica e atualização do projeto executivo, além de uma nova licitação.
Além das novas faixas no cruzamento, um conjunto de outros investimentos do PAC da Copa estão sendo retomados e concluídos pelo Governo do Estado. As obras desenvolviam a ligação do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, com Curitiba, que em 2014 foi uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol. A obra se soma a outras cinco sendo realizadas na Avenida Comendador Franco. Além desta, a Comec fiscaliza a execução da ponte do Rio Iguaçu, da passagem inferior de acesso ao Parque São José, da trincheira na Rua Arapongas, da complementação da trincheira da Rua Maringá e da entrada do aeroporto. A expectativa da Comec é entregar todas as obras nos próximos seis meses. (Repórter: Wyllian Soppa)