Comec e municípios do Vale do Ribeira discutem desenvolvimento

27/05/2019
O presidente da Comec, Gilson Santos, e uma equipe de diretores e técnicos estiveram nos municípios de Tunas do Paraná, Cerro Azul e Doutor Ulysses para conversar com as lideranças locais sobre ideias e projetos que possam potencializar o desenvolvimento da região. O ranking do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, em 2010, colocou Doutor Ulysses e Cerro Azul como o último e penúltimo lugares, respectivamente, dentre todos os municípios do Paraná. Tunas também não fica distante desta realidade: dos 399 municípios do Estado, aparece na posição 390. Para o presidente da Comec, realidades como essas exigem uma atenção especial.// SONORA GILSON DOS SANTOS.//
O prefeito de Tunas do Paraná, Joel do Rocio, afirmou que o município busca aplicar na educação para mudar essa realidade.
Já em Cerro Azul, o prefeito Patrick Magari celebrou a iniciativa da Comec em acompanhar de perto a situação da região.
A economia dos três municípios é baseada na agropecuária e na extração de madeira, o que causa um alto trafego de caminhões pesados pela região. Porém, a maior parte do trecho entre Tunas do Paraná até Doutor Ulysses, passando por Cerro Azul, pelas rodovias PR-092 e PR-340, é de estrada de chão. Segundo relatos de lideranças locais, diversas empresas deixaram de se instalar na região em função das dificuldades de acesso. O trecho, de aproximadamente 80 quilômetros, leva cerca de quatro horas para ser percorrido devido as dificuldades da estrada. Os prefeitos acreditam que a pavimentação das rodovias facilitará o acesso, atraindo indústrias e fazendo renascer a economia local. O presidente da Comec manifestou apoio ao projeto e incentivou a busca por iniciativas alternativas como, por exemplo, o turismo. (Repórter: Wyllian Soppa)