Comec conhece experiência do Rio de Janeiro em elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado

21/05/2019
A Comec recebeu nesta terça-feira, o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, em uma reunião para debater o PDUI, Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, da Região Metropolitana de Curitiba. Vicente Loureiro foi diretor executivo da Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro no período em que foi elaborado o PDUI da Região Metropolitana do estado carioca. Ele atendeu o convite do presidente da Comec, Gilson Santos, para expor os desafios e soluções encontradas na elaboração do Plano da cidade. O presidente da Comec afirmou que o PDUI de uma cidade com as dimensões do Rio de Janeiro não pode deixar de ser uma referência para Curitiba. Neste ano, a Comec começou o processo de elaboração do PDUI da Região Metropolitana de Curitiba, que foi dividido em seis etapas: preparação, definição do escopo, elaboração, consolidação do plano, aprovação e revisão. Atualmente, a Comec trabalha na elaboração do Termo de Referência, que vai permitir a licitação da empresa responsável pelo PDUI, sob a coordenação da Comec. Todo o processo, até a entrega final do Plano, deve levar em torno de dois anos e custar cerca de 12 milhões de reais. O diretor-geral da Comec, Raphael Rolim, afirma que a elaboração do PDUI é um processo longo, porém importante para orientar o crescimento da Região Metropolitana de Curitiba pelos próximos 20 anos ou mais. Ele destacou, ainda, que a participação de toda a sociedade neste processo é fundamental.// SONORA RAPHAEL ROLIM//O PDUI é um documento legal de planejamento que estabelece diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional das cidades. O objetivo é reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana, fixando também as bases de atuação conjunta entre estados e municípios. O PDUI da Região Metropolitana do Rio de Janeiro contou com um amplo processo participativo, com mais de 3 mil colaboradores, tendo como horizonte o ano de 2040. Os estudos e documentos somam mais de 5 mil páginas de textos e cartografias, dispostos em 18 relatórios e uma publicação final com cerca de 800 páginas. (Repórter: Priscila Paganotto)