Com teletrabalho, eProtocolo recebe 20 mil novos usuários
04/06/2020
Há um ano e meio em pleno funcionamento, o eProtocolo tem sido um grande aliado na tramitação de processos e prestação de serviços públicos durante esse período de isolamento social. Entre janeiro e maio foram mais de 20 mil novos usuários e a utilização do sistema teve um crescimento médio de 55,8% em comparação ao mesmo período do ano passado. O número de protocolos digitais no Estado já passa de um milhão. O diretor-geral da Secretaria de Estado da Administração e Previdência, Bráulio Cesco Fleury, explicou que o eProtocolo já era uma ferramenta eficiente na entrega de resultados, e durante essa pandemia a utilização tem sido de grande ajuda para dar continuidade às ações e serviços na administração pública. O Estado intensificou a implantação da digitalização do sistema desde o início do ano passado. Dessa forma, quando a pandemia foi declarada no país e no mundo, o Paraná já estava preparado para interromper muitos dos atendimentos presenciais. Hoje, há 115.190 usuários cadastrados no eProtocolo, e são gerados em média 17.635 uploads de documentos por dia. Segundo a coordenadora do eProtocolo, Talita Arantes, diversos órgãos aderiram à tela de cadastro do cidadão, evitando o atendimento presencial.// SONORA TALITA ARANTES.//
O eProtocolo é uma ferramenta que propicia a integração dos órgãos por meio de um sistema único de protocolo e arquivo que tem como objetivo agilizar e dar segurança ao serviço prestado ao usuário. O sistema digitalizado tem colaborado ainda na redução considerável de gastos com reprografia, papeis, impressões, digitalização e armazenamento dos documentos. Só no ano passado, a economia passava de um milhão de reais. Qualquer pessoa pode se cadastrar no eProtocolo para iniciar demandas junto ao Governo do Paraná ou para consultar o atendimento de solicitações. Para cidadãos em geral, é preciso efetuar um cadastro no Paraná Inteligência Artificial. A plataforma vai permitir que o cidadão tenha acesso a serviços, de forma ágil e personalizada. O cadastro dos servidores públicos e usuários externos deve ser atualizado pelo Gestor de Acesso do Órgão ao qual pertencem, de acordo com as atividades que desempenharem na unidade administrativa. (Repórter: Amanda Laynes)
O eProtocolo é uma ferramenta que propicia a integração dos órgãos por meio de um sistema único de protocolo e arquivo que tem como objetivo agilizar e dar segurança ao serviço prestado ao usuário. O sistema digitalizado tem colaborado ainda na redução considerável de gastos com reprografia, papeis, impressões, digitalização e armazenamento dos documentos. Só no ano passado, a economia passava de um milhão de reais. Qualquer pessoa pode se cadastrar no eProtocolo para iniciar demandas junto ao Governo do Paraná ou para consultar o atendimento de solicitações. Para cidadãos em geral, é preciso efetuar um cadastro no Paraná Inteligência Artificial. A plataforma vai permitir que o cidadão tenha acesso a serviços, de forma ágil e personalizada. O cadastro dos servidores públicos e usuários externos deve ser atualizado pelo Gestor de Acesso do Órgão ao qual pertencem, de acordo com as atividades que desempenharem na unidade administrativa. (Repórter: Amanda Laynes)