Com revitalização da orla, pescadores de Matinhos terão acesso a capacitação gratuita

14/03/2024
Os pescadores profissionais de Matinhos, no Litoral, vão poder aproveitar uma capacitação gratuita neste mês. O curso de Motores Marítimos de Centro a Diesel, oferecido pelo IAT, Instituto Água e Terra, em parceria com o Senai, terá orientações sobre a manutenção dos componentes fixos e móveis dos motores de embarcações. As aulas começam no dia 25 no Centro Comunitário Profissionalizante Vereador Mário Braga. São 20 vagas e as inscrições já podem ser feitas de forma presencial, também no local. O curso é viabilizado por meio do Projeto Básico Ambiental das Obras de Recuperação da Orla de Matinhos, executado pelo IAT em conjunto com o Consórcio DTA/Acquaplan. O cronograma prevê outras quatro formações ainda neste ano com aulas ministradas pelo Senai: Eletricidade Predial, entre 22 de abril e 27 de maio; Aplicação de Revestimento Cerâmico, entre 17 de junho e 19 de julho; Assentamento de Tijolos à Vista e Pedra Decorativa, entre 5 e 21 de agosto; e Eletricidade Básica Residencial entre 9 e 25 de setembro. Cada um dos cursos terá 20 vagas e as inscrições vão ser abertas sempre um mês antes do início das aulas. A programação de 2024 também inclui outro curso em março, mas desta vez promovido pelo Senac. A capacitação em Empreendedorismo está com as inscrições abertas, e será realizada entre os dias 18 e 26 de março, de segunda a sexta, das 7 às 10 da noite, no Senac Caiobá. A inscrição é presencial, também no Senac. Em março, 25 pessoas concluíram a formação em Técnicas para Camareira de Meios de Hospedagem. As ações buscam o aprimoramento da mão de obra na cidade para o novo cenário econômico pelo qual vive Matinhos a partir da modernização da orla e de outras obras estruturais em execução pelo Governo do Estado no Litoral, como a Ponte de Guaratuba e a duplicação da Avenida Juscelino Kubitschek, principal via de acesso ao balneário. Em 2023, as capacitações beneficiaram 210 pessoas, em cursos como Técnicas Básicas de Jardinagem e Tratamento de Piscinas, Espanhol Básico I, Preparo de Massas e Pizzas, Inglês Básico Adulto I, Serviços Básicos em Açougue e Básico de Linguagem de Programação para Adolescente, Instalações Hidráulicas Prediais, Pintura de Obras e Técnicas de Construção Civil em Alvenaria. A revitalização da Orla de Matinhos atingiu 93,5% de conclusão e deve ser entregue para a população até o segundo semestre de 2024, com investimento de 355 milhões por parte do Governo do Estado. (Repórter: Felippe Salles)