Com recursos de R$ 419,9 mil do Estado, Cambará ganha Casa do Mel

05/07/2024
A agricultura familiar de Cambará, no Norte Pioneiro, tem desde esta quinta-feira um local onde entregar o mel produzido em suas propriedades para ser beneficiado e entregue ao mercado. A Casa do Mel Fernando Zawadzki, que teve apoio do Estado, fará o trabalho de recebimento, extração, centrifugação, filtração, decantação, estocagem e comercialização. O empreendimento recebeu quase 420 mil reais do Estado, pelo Programa Estadual de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar. Os recursos foram entregues à Associação Cambaraense de Agricultores Familiares. A prefeitura investiu 94 mil em equipamentos. Também contou com apoio dos técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, IDR-Paraná, na elaboração do projeto. A Unidade de Extração e Beneficiamento de Mel contou ainda com os esforços da comunidade para levantar a estrutura de 163,56 metros quadrados. A associação existe há cerca de 20 anos e conta com 30 apicultores que produzem de 30 mil a 40 mil quilos por ano. Fernando Zawadski era veterinário e faleceu em 2021. Ele atuou como responsável técnico do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal em Cambará e foi um dos principais agentes na idealização e execução do projeto da Casa de Mel. O município de Cambará produziu 35 mil quilos de mel em 2023, o que resultou em Valor Bruto de Produção próximo a 552 mil reais. (Repórter: Victor Luís)