Com recorde de confirmações, Paraná ultrapassa 110 mil casos de dengue

19/03/2024
A Secretaria de Estado da Saúde, Sesa, confirmou 22.222 casos de dengue no novo boletim epidemiológico, publicado nesta terça-feira. Este é o maior número de confirmações deste período epidemiológico, iniciado em 30 de julho de 2023, totalizando 113.194 casos. O informe semanal traz também 11 novos óbitos, ocorridos entre os dias 21 de dezembro e 06 de março, levando o número total a 60. Este é o 28º Informe Epidemiológico publicado pela Vigilância Ambiental da Sesa. O boletim registrou, também, 263.077 notificações. Dos 399 municípios, 345 apresentaram casos autóctones, quando a doença é contraída localmente, e todos os municípios já tiveram notificações. As Regionais de Saúde com mais casos confirmados são a de Apucarana, Cascavel, Francisco Beltrão, Londrina e Maringá. Já os municípios que apresentam mais casos confirmados são Apucarana, Londrina, Cascavel, Maringá e Paranavaí. O novo boletim confirmou, ainda, três novos casos de chikungunya, somando 91 confirmações da doença. No último sábado, profissionais de saúde, gestores municipais, crianças, adultos e instituições uniram esforços em todo o Estado para combater a dengue. O Governo do Estado decretou na semana passada situação de emergência em saúde pública para a dengue. A Sesa alerta para os sintomas da dengue: febre, cefaleia, fraqueza, mialgias, dor nas articulaçõese a dor retro-orbitária. Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, além da zika e chikungunya, que também são transmitidas pelo mesmo mosquito. (Repórter: Victor Luís)