Com recorde de casos, Paraná entrega novos leitos e reforça trabalho para a contenção da pandemia do novo coronavírus

27/06/2020
O Governo do Estado reforça o trabalho para a contenção da pandemia do novo coronavírus no Paraná. O Estado bateu recorde de novos casos, chegando a mil e vinte e quatro diagnósticos positivos em um só dia, número maior que o acumulado de casos dos primeiros 41 dias de monitoramento. Até a sexta-feira , o Estado tinha 18 mil 464 confirmados e 551 óbitos, com 343 cidades com pelo menos um caso da doença.
A escalada da doença levou a um reforço no número de leitos para pacientes com Covid-19. Na quinta-feira , o governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou dez novos leitos de UTI para a Santa Casa de Misericórdia de Goioerê, na região Centro-Oeste. Curitiba ganhou uma ala de enfermaria exclusiva para os pacientes com o novo coronavírus, instalada no Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica Oswaldo Cruz, que é integrado ao Complexo Hospitalar do Trabalhador.
O Estado já ativou 763 leitos de UTI e mil , duzentos e quarenta e cinco leitos de enfermaria para adultos; e 37 leitos de UTI e 70 de enfermaria pediátricas, exclusivos para pacientes com a Covid-19. Esses números se referem a leitos SUS.
Os investimentos do Governo do Estado em ações de combate já chegaram em 342 milhões e 600 mil reais desde março. Os recursos têm sido aplicados com absoluto controle orçamentário e total transparência, o que colocou o Paraná entre os estados com a melhor transparência no enfrentamento à Covid-19, de acordo com a Transparência Internacional Brasil.
O controle nos gastos públicos também foi destacado pelo portal G1, que fez um levantamento em todo o País e mostrou que o Paraná foi o estado que gastou o valor mais baixo por respiradores, pagando 40 mil reais a unidade. Em alguns estados, este custo chegou a 226 mil reais por aparelho.
Outros setores do Estado também atuam para buscar soluções e minimizarem os impactos da pandemia no Paraná. Na área da Cultura, uma série de medidas estão sendo tomadas para auxiliar artistas, produtores e agentes e oferecer conteúdo cultural gratuitamente pela internet. Nas universidades estaduais, as iniciativas vão desde pesquisas até o atendimento a pacientes e recuperados da doença.

O Governo do Estado manteve, durante toda a semana, as ações de prevenção a problemas de saúde voltadas a caminhoneiros e motoristas. São ofertados testes rápidos para a Covid-19, diabetes e hipertensão, além de vacinação contra a gripe e o sarampo em pontos de grande circulação das rodovias paranaenses.
O Governo do Paraná está preparando um plano para a retomada do setor turístico, um dos mais afetados pela suspensão das atividades por causa da pandemia. A Paraná Turismo fez três pesquisas para embasar o plano de ação, ouvindo turistas, empresários do setor e municípios que fazem parte do mapa turístico.
Na sexta-feira foi instalado o Comitê de Planejamento de Retorno às Aulas Pós-pandemia, que vai estabelecer um plano único de volta às aulas presenciais em todo Paraná. O comitê terá a participação de todos os setores representativos da educação no Estado, tanto da rede pública quanto particular, e das secretarias estaduais da Educação, Saúde, Casa Civil e Planejamento.
Ainda nesta semana foi dado início à campanha Aquece Paraná, para a arrecadação de agasalhos, calçados e cobertores para a população vulnerável que sofre com as baixas temperaturas do inverno paranaense. Por causa das medidas de distanciamento social, as doações neste ano poderão ser feitas sem sair de casa, por meio do aplicativo Paraná Solidário. Para participar, basta acessar o site www.aqueceparana.pr.gov.br .
Outras informações sobre as ações desta semana no enfrentamento ao coronavírus estão em xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Flávio Rehme)