Com qualidade e diversidade, fruticultura do Paraná ajuda a expandir produção de sorvetes

04/03/2024
A fruticultura do Paraná tem sido valorizada por produtores, pequenos empresários e indústrias que investem na sobremesa queridinha do verão: o sorvete. A diversidade, um dos principais atributos da agricultura do Estado, aliada à qualidade, atrai consumidores em todas as regiões. Algumas iniciativas contam com apoio do governo estadual. Em Carlópolis, no Norte Pioneiro, são 11 frutas diferentes, todas de produtores locais. Abacate e goiaba são os sabores mais procurados. O município é reconhecido por uma Lei Federal como a Capital Nacional da Goiaba, e a fruta tem Indicação Geográfica, um selo de reconhecimento do valor e da identidade. De acordo com a Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis, que representa a indústria do setor, em 2023 o consumo de sorvetes em todo o Brasil cresceu 15%, atingindo 438 milhões de litros. Para 2024 a expectativa do setor é crescer mais 5%. No Centro-Oeste, a Cooperativa da Agricultura Familiar de Corumbataí do Sul e Região tem clientes diversos, como supermercados, indústrias de sucos e cosméticos. Mas parte da produção é destinada para sorveterias, e inclusive uma grande empresa de Minas Gerais usa a polpa do maracujá para a produção. São 650 associados de mais de 20 municípios. A cooperativa já foi contemplada pelo programa Coopera Paraná, do Governo do Estado, o que colaborou com a logística, compra de câmara fria, entre outros investimentos. Também recebe assistência técnica do IDR-Paraná. Na região Central do Estado, a produção está ligada à extensão rural e ao ensino superior. O projeto “Sabores da Agrofloresta”, coordenado pela Universidade Federal de Fronteira Sul, no campus de Laranjeiras do Sul, orienta associações de agricultores familiares na produção de picolés e sorvetes à base de água de 20 sabores. O diferencial é que são frutas nativas e exóticas adaptadas à região. Entre as entidades apoiadoras estão o IAT, com o fornecimento de mudas, e o IDR, que além de prestar assistência técnica para os agricultores envolvidos, estimula a participação do projeto em feiras de agroindústria para colaborar com a comercialização. Em 2022 o setor de frutas do Paraná atingiu aproximadamente dois bilhões e 500 milhões de reais em Valor Bruto da Produção Agropecuária, rendimento 7% superior ao registrado em 2021. Os destaques foram a laranja, o morango e as uvas. (Repórter: Gustavo Vaz)