Com projeto da sociedade civil, governo pode instalar trincheira na PR-444, em Mandaguari
06/07/2021
O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta terça-feira, no Palácio Iguaçu, a prefeita de Mandaguari, Ivonéia Furtado, e representantes da sociedade civil do município. No encontro foi discutida a possível implantação de uma trincheira e dois viadutos, buscando melhorar os acessos da PR-444, que corta a cidade do Noroeste do Paraná. A proposta é que o projeto executivo seja elaborado e financiado pela sociedade civil, para que o Governo do Estado possa executar a obra. A implantação das obras de arte especiais foi debatida anteriormente com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística e com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. Depois disso, empresários do município, capitaneados pela Associação Comercial e Empresarial de Mandaguari, comprometeram-se a financiar o projeto executivo, que deve custar 450 mil reais e vai detalhar as especificidades da obra, incluindo a previsão de valor e do prazo de execução. Com o projeto em mãos, conforme explicou o governador, é possível incluir a construção dos acessos no orçamento do Estado, com a possibilidade de executar as três obras de uma vez ou de forma escalonada, conforme a prioridade.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
Ratinho Junior afirmou que esse é um projeto que beneficia não só Mandaguari, mas toda a região. Já a prefeita destacou que as travessias são essenciais para ligar os dois lados do município, ampliar a expansão industrial na cidade e trazer mais segurança para quem trafega ou precisa atravessar a rodovia. A prefeita Ivonéia também lembrou que o município é praticamente dividido pela rodovia, o que faz a viabilização desses acessos uma necessidade cada vez maior.// SONORA IVONÉIA FURTADO.//
O secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, explicou que há um prazo de 90 dias para elaboração do projeto executivo, para então o governo poder atender o pedido do município.// SONORA SANDRO ALEX.//
As obras devem resolver alguns gargalos da PR-444, que liga os municípios de Marialva e Arapongas e corta praticamente a cidade inteira de Mandaguari. O principal ponto crítico do trecho é o cruzamento que dá acesso à Estrada Alegre, uma das mais movimentadas do município. Reivindicação antiga da população, a construção de uma trincheira nesse acesso chegou a ser incluída no pacote de obras da concessionária que administra a rodovia, mas acabou retirada pela empresa. O presidente da Aceman, Aguinaldo Campigotto, explicou que há inclusive indústria já construída que não consegue operar por falta dos acessos, o que impede a entrada de caminhões na unidade.// SONORA AGUINALDO CAMPIGOTTO.//
O segundo acesso está localizado na passagem da Estrada Vitorinha do Meio, onde por causa da grande expansão industrial, se faz necessária a construção de uma rotatória e avenida marginal. O terceiro ponto que necessita de intervenção é a sequência da Estrada Spoladore, o principal acesso ao polo cafeeiro do município. (Repórter: Wyllian Soppa)
Ratinho Junior afirmou que esse é um projeto que beneficia não só Mandaguari, mas toda a região. Já a prefeita destacou que as travessias são essenciais para ligar os dois lados do município, ampliar a expansão industrial na cidade e trazer mais segurança para quem trafega ou precisa atravessar a rodovia. A prefeita Ivonéia também lembrou que o município é praticamente dividido pela rodovia, o que faz a viabilização desses acessos uma necessidade cada vez maior.// SONORA IVONÉIA FURTADO.//
O secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, explicou que há um prazo de 90 dias para elaboração do projeto executivo, para então o governo poder atender o pedido do município.// SONORA SANDRO ALEX.//
As obras devem resolver alguns gargalos da PR-444, que liga os municípios de Marialva e Arapongas e corta praticamente a cidade inteira de Mandaguari. O principal ponto crítico do trecho é o cruzamento que dá acesso à Estrada Alegre, uma das mais movimentadas do município. Reivindicação antiga da população, a construção de uma trincheira nesse acesso chegou a ser incluída no pacote de obras da concessionária que administra a rodovia, mas acabou retirada pela empresa. O presidente da Aceman, Aguinaldo Campigotto, explicou que há inclusive indústria já construída que não consegue operar por falta dos acessos, o que impede a entrada de caminhões na unidade.// SONORA AGUINALDO CAMPIGOTTO.//
O segundo acesso está localizado na passagem da Estrada Vitorinha do Meio, onde por causa da grande expansão industrial, se faz necessária a construção de uma rotatória e avenida marginal. O terceiro ponto que necessita de intervenção é a sequência da Estrada Spoladore, o principal acesso ao polo cafeeiro do município. (Repórter: Wyllian Soppa)