Com parcerias, Fundação Araucária potencializa investimentos em ciência, tecnologia e inovação

23/08/2021
Criar riqueza e renda para o Paraná e transformar a ciência e a tecnologia em inovação são algumas das prioridades do Governo do Estado. A Fundação Araucária, com a grande capacidade de mobilização, potencializa investimentos por meio de parcerias com o setor público tanto estadual como federal, com o setor produtivo e também com instituições internacionais.
O presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, ressaltou que a instituição tem sido motivo de reconhecimento e de elogios em todo o País, conseguindo se destacar com relação ao fomento e priorização do desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação. //SONORA RAMIRO WAHRHAFTIG//
Segundo Luiz Márcio Spinosa, diretor científico, tecnológico e de inovação da Fundação Araucária, o Paraná possui uma teia de ecossistemas de inovação diferenciada, e é justamente essa diversidade que faz com que se consiga alavancar recursos. //SONORA LUIZ MÁRCIO SPINOSA//
Com o objetivo de consolidar uma efetiva conexão entre a pesquisa desenvolvida nas instituições de Ciência e Tecnologia com as demandas de desenvolvimento do Paraná, nos últimos sete meses a Fundação Araucária promoveu o lançamento de ações voltadas à inovação.
Um exemplo é o Programa Tecnova II, que tem como objetivo constituir uma oportunidade de projetar o setor produtivo estadual no contexto nacional de incentivo à inovação tecnológica, ao identificar novas ideias e estimular novos talentos presentes no âmbito das micro e pequenas empresas paranaenses. O recurso total disponível neste edital é de 9 milhões e 500 mil reais, que vai ser investido em até 25 empresas. O resultado final deste edital vai ser divulgado ainda nesse mês.
A Fundação Araucária vai lançar, ainda neste ano, o Programa Centelha II, que vai estimular a criação de empreendimentos inovadores e espalhar a cultura empreendedora no Brasil. (Repórter: Flávio Rehme)