Com novos leitos, Hospital Regional de Guarapuava alcança 354 cirurgias desde fevereiro

07/03/2024
Desde a incorporação de 52 novos leitos cirúrgicos no Hospital Regional de Guarapuava, no início de fevereiro, a unidade já realizou 354 cirurgias em diversas especialidades. A unidade, situada no Centro-Sul do Paraná, atende os 20 municípios que integram a 5ª Regional de Saúde. Ela tem ao todo 112 leitos, 72 destinados à clínica cirúrgica, 30 para clínica geral e 10 leitos de UTI geral. O maior número de procedimentos foi cirurgia geral, com 150, seguido de urologia, com 116, e ortopedia, com 88. Além dessas especialidades, o hospital gerido pelo Estado conta com anestesista e médico clínico geral para atendimento na enfermaria. A rede assistencial ofertada pela Secretaria de Estado da Saúde na região também é referenciada para atendimentos de urgência. Para o mês de março já estão agendadas 455 cirurgias eletivas, com capacidade de ampliação no decorrer do mês. A previsão é que sejam realizadas uma média de 500 cirurgias por mês, atendendo a 5ª Regional de Saúde e outras áreas. O Hospital Regional de Guarapuava foi inaugurado em 2020 para atender pacientes do SUS. Durante a pandemia, a unidade assumiu posição de referência para o tratamento de Covid-19 na região. Passado o período mais grave, os leitos exclusivos para os casos da doença foram desativados e o hospital iniciou a fase de atendimentos gerais. Desde então, soma mais de dois mil atendimentos. (Repórter: Felippe Salles)