Com novos casos, Paraná mantém alerta contra dengue

30/04/2019
O boletim epidemiológico desta semana da Secretaria de Estado da Saúde, com os números oficiais da dengue, registrou mais três casos de mortes confirmadas pela doença nos municípios de Londrina, Maringá e Cascavel. Agora são 8 óbitos por dengue no Paraná, sendo 4 em Londrina, e 1 em Cascavel. Ao todo, são 4.970 casos confirmados no Estado, com 779 casos a mais do que na semana passada. Deste total, 4.782 são autóctones, ou seja, contraídos na cidade onde a pessoa mora, e 188 são casos considerados importados, em que a pessoa contraiu fora da cidade onde mora. O boletim semanal mostra, também, o aumento no número de municípios com casos confirmados, que passou de 170 para 181. Notificações e casos em investigação foram registrados em 319 cidades. O secretário da Saúde, Beto Preto, afirma que o Estado mantém na rotina a orientação sobre as medidas preventivas, além de trabalhos técnicos junto aos municípios. Porém, de acordo com ele, a limpeza das casas por parte da população é fundamental.// SONORA BETO PRETO//O Setor de Doenças Transmitidas por Vetores, da Secretaria da Saúde, promoveu cursos e palestras sobre manejo clínico da dengue em 11 Regionais de Saúde, abrangendo os municípios com maior registro de casos. A ação atingiu 1.870 médicos e enfermeiros das redes de assistência municipal e privada. Na próxima semana, a Secretaria faz a capacitação nas Regionais de Saúde de Irati, Paranavaí, Telêmaco Borba e Jacarezinho. Os municípios classificados em situação de risco de epidemia somam 78 no Estado. (Repórter: Priscila Paganotto)