Com movimento de R$ 50 milhões na economia, Festival de Curitiba impacta o turismo
07/04/2025
Na edição deste ano, o Festival de Curitiba foi responsável por movimentar, de acordo com estimativa dos organizadores, cerca de 50 milhões de reais na economia criativa de Curitiba e região. As programações aqueceram os comércios, além de jogar holofotes nacionais e internacionais sobre o Paraná. O evento chegou ao fim neste domingo e teve durante toda a programação apoio do Governo do Estado, além de patrocínio inédito do Viaje Paraná – serviço social autônomo da promoção turística paranaense. Durante 14 dias, a Capital se transformou no grande polo turístico e cultural do Brasil, recebendo mais de 200 mil pessoas durante que ocuparam teatros, praças, ruas e espaços alternativos. Ao todo, foram realizados mais de 350 espetáculos e apresentações em 70 espaços dedicados à cultura. Durante o evento aconteceu também a terceira edição da Rodada de Conexões, posicionando o Festival de Curitiba como uma plataforma de negócios e articulação cultural, por meio do fomento de novas peças e networking entre profissionais e empresas do ramo cultural. Os reflexos positivos também foram celebrados pelos sindicatos e associações ligadas ao setor do turismo. Durante uma parte da programação, a rede hoteleira chegou a registrar quase 100% de ocupação devido a diversos eventos que aconteciam na cidade, entre eles, o Festival de Curitiba. Fábio Aguayo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas, destaca os benefícios gerados pelo evento. // SONORA FÁBIO AGUAYO //
Durante a intensa programação, o Viaje Paraná contou com estandes de promoção e divulgação dos atrativos turísticos estaduais, um deles no Teatro Guaíra, palco de grandes apresentações do circuito principal do festival. A gerente de Eventos do Viaje Paraná, Patrícia Gusso, explica o motivo do órgão apoiar de maneira inédita o Festival. // SONORA PATRÍCIA GUSSO //
A Mostra Fringe também foi um dos pilares desta edição, reunindo 280 espetáculos, com artistas de 11 estados e outros cinco países, ocupando nove praças em Curitiba e chegando a quatro municípios da Região Metropolitana. O público infantil também teve protagonismo com o Guritiba, que vendeu mais de 2 mil ingressos e, por meio de uma parceria com a Prefeitura de Curitiba, levou outras 2 mil crianças da rede pública ao Teatro Positivo. Além disso, o tradicional show de variedades Mish Mash reuniu cerca de 3 mil pessoas em duas sessões regulares, uma extra e um ensaio aberto. Leandro Knopfholz, diretor do evento, destaca o sucesso do festival. // SONORA LEANDRO KNOPFHOLZ //
Para mais informações, acesse o site da Agência Estadual de Notícias, aen.pr.gov.br. (Repórter: Victor Luís)
Durante a intensa programação, o Viaje Paraná contou com estandes de promoção e divulgação dos atrativos turísticos estaduais, um deles no Teatro Guaíra, palco de grandes apresentações do circuito principal do festival. A gerente de Eventos do Viaje Paraná, Patrícia Gusso, explica o motivo do órgão apoiar de maneira inédita o Festival. // SONORA PATRÍCIA GUSSO //
A Mostra Fringe também foi um dos pilares desta edição, reunindo 280 espetáculos, com artistas de 11 estados e outros cinco países, ocupando nove praças em Curitiba e chegando a quatro municípios da Região Metropolitana. O público infantil também teve protagonismo com o Guritiba, que vendeu mais de 2 mil ingressos e, por meio de uma parceria com a Prefeitura de Curitiba, levou outras 2 mil crianças da rede pública ao Teatro Positivo. Além disso, o tradicional show de variedades Mish Mash reuniu cerca de 3 mil pessoas em duas sessões regulares, uma extra e um ensaio aberto. Leandro Knopfholz, diretor do evento, destaca o sucesso do festival. // SONORA LEANDRO KNOPFHOLZ //
Para mais informações, acesse o site da Agência Estadual de Notícias, aen.pr.gov.br. (Repórter: Victor Luís)