Com mercado de caminhões em alta, Paraná alcança novas marcas expressivas no setor

16/01/2024
Em 2023, quase 12 mil novos caminhões foram licenciados no Paraná, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, entidade que representa o setor. O número equivale a 9,6% de todos os veículos pesados do segmento no Brasil. O volume foi o maior da região Sul do País. Esse resultado é fruto do protagonismo de empresas deste segmento: a sueca Volvo, cuja fábrica está localizada em Curitiba, e a holandesa DAF, que produz a partir de Ponta Grossa. As marcas também estão buscando cada vez mais sustentabilidade na cadeia, a exemplo da Scania, que tem parcerias "verdes" com a Compagas e o Grupo Potencial, também instalado no Paraná, com o lançamento de um caminhão movido a biodiesel. Em 2023, a DAF Caminhões cresceu 23% em número de veículos licenciados, após investir quase 400 milhões de reais nos últimos anos. De acordo com o ranking de licenciamento, o Volvo FH 540, fabricado em Curitiba, foi o mais comercializado do Brasil com 5.803 unidades licenciadas. A empresa anunciou um investimento de quase 900 milhões de reais  na planta no final de 2022. Já o Grupo Potencial e a Scania iniciaram no mês passado a operação com o primeiro caminhão movido a biodiesel do País no trajeto entre a Usina de Biodiesel da Companhia, na Lapa, e o Porto de Paranaguá. O veículo do projeto-piloto, fabricado em 2019, recebeu um investimento de 20 mil de reais para ser adaptado, o que permite a redução de 95% na emissão de dióxido de carbono, o principal causador do efeito estufa. O grupo empresarial agora vai investir 26 milhões e 400 mil reais para a compra de 24 novos caminhões flex que funcionam com biocombustível e diesel comum. Em uma segunda etapa, a intenção é buscar parcerias com as demais montadoras para converter o restante da frota, de 150 caminhões. Segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas e da Relação Anual de Informações Sociais, do Ministério do Trabalho e Emprego, referentes ao final de 2021, o segmento de veículos pesados, que além de caminhões também inclui ônibus, emprega mais de 4.500 trabalhadores diretos. Além da fabricação e venda interna no País, dados analisados pelo Ipardes revelam que 4.476 caminhões fabricados no Estado em 2022 e 2023 foram exportados para outros países, totalizando cerca de 560 milhões de dólares em receita. (Repórter: Gustavo Vaz)