Com mascote e embaixadores, professores impulsionam uso de recursos digitais no Paraná

09/04/2025
São muitos os programas e Recursos Educacionais Digitais que a Secretaria de Estado da Educação disponibiliza para fortalecer a aprendizagem e torná-la mais dinâmica. Diante dessa diversidade, o desafio é engajar professores e estudantes para garantir que o potencial desses recursos seja aproveitado. O Núcleo Regional de Ivaiporã, no Vale do Ivaí, que atende cerca de 10 mil estudantes distribuídos em 52 escolas, tem se destacado nesse quesito. Ele está entre os núcleos com os melhores números de uso dos Recursos. Para atingir esse feito, há uma aposta em iniciativas que instiguem o interesse nas ferramentas. Valber Vinicius, chefe do Núcleo, se orgulha do feito e conta histórias de sucesso através deste bom uso. // SONORA VALBER VINICIUS //

O passo inicial é eleger professores embaixadores dos Recursos, que ficam responsáveis por idealizar e executar as ações de incentivo, disseminando elas pelas escolas do Núcleo. Desde 2023, há também um reconhecimento dos estudantes que se destacam no Inglês Paraná, atualmente chamado de Inglês Paraná High, por meio do título de embaixadores mirins da ferramenta. A ação contempla aproximadamente 8.400 alunos, do 9ª ano do Ensino Fundamental ao terceiro do Médio. A ideia é que os embaixadores mirins atuem como multiplicadores, motivando e ajudando colegas na ferramenta. Além disso, esses alunos recebem uma menção honrosa e um broche com o título. Vithor Henrique Hipólito Oliveira, de 17 anos, cursa o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual do Campo Dom Pedro I, no em Lidianópolis, e viveu a experiência de ter sido embaixador mirim. Ele considera que o Inglês Paraná ajuda tanto quem quer aprender o idioma para fins pessoais quanto para objetivos profissionais. // SONORA VITHOR HENRIQUE HIPÓLITO OLIVEIRA //

Uma novidade é que no fim do ano acontece uma premiação para os três estudantes de todo o Núcleo que mais se distinguiram no uso da ferramenta. A figura de uma simpática raposinha gerada por inteligência artificial para divulgar ações do Leia Paraná e do Redação Paraná também virou sensação na comunidade escolar do Núcleo. O sucesso foi tanto que uma raposa de pelúcia foi adquirida para acompanhar cursos, formações e ações em geral referentes às ferramentas. Em 2024, foi organizada uma competição para escolher o nome do mascote. Após uma prévia seleção entre as sugestões enviadas pelas turmas, cada escola enviou a proposta de um nome. Foi feita uma votação, que culminou no batismo da raposinha: Foxy. A ideia foi dada por Giovanna Santos de Paula. // SONORA GIOVANNA SANTOS DE PAULA //

Ela cursava o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Cívico-Militar Antônio Diniz Pereira, de Ivaiporã. Atualmente, Giovanna faz faculdade de Engenharia Civil na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo. Ao longo do ano, o Núcleo de Ivaiporã pretende ampliar as ações de engajamento no uso dos Recursos, fazendo os ajustes necessários para torná-las ainda mais assertivas. (Repórter: Gustavo Vaz)