Com mais 10 leitos, HU de Maringá deve dobrar número de partos nos próximos meses

19/12/2023
A Secretaria de Estado da Saúde garantiu a abertura de mais 10 leitos obstétricos para realização de partos no Hospital Universitário Regional de Maringá. A unidade realiza cerca de 90 partos por mês e, com a ampliação, este número pode chegar a 180 procedimentos mensais. A ampliação foi confirmada durante uma reunião entre a Sesa, a 15ª Regional de Saúde de Maringá e o Hospital Universitário Regional. A medida tem por objetivo ampliar o serviço na Região, o que inclui absorver a demanda da maternidade do Hospital Metropolitano de Sarandi que deverá encerrar a prestação deste tipo de serviço no fim deste mês. Os novos leitos se somam aos outros 191 disponibilizados no Hospital Universitário de Maringá, entre UTIs, enfermarias e leitos médicos cirúrgicos, proporcionando atendimento a pacientes dos municípios de abrangência da 15ª Regional. A ampliação foi oficializada na Deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná, que considera a Linha de Cuidado Materno Infantil, o novo Pacto para a redução da mortalidade de mães e bebês no Paraná. (Repórter: Felippe Salles)