Com investimento de mais de R$ 260 milhões, Paraná vai ganhar 11 novos hospitais

03/04/2024
Com o objetivo de ampliar o atendimento em todo o Estado e aproximar os aparelhos de saúde da população, o Governo do Paraná está investindo em onze hospitais. Eles estão em construção ou com obras de expansão. Ao todo, as unidades estão recebendo um investimento de mais de 260 milhões de reais. Eles ficam nas cidades de Guaratuba, São José dos Pinhais, Curitiba, Colombo, Rio Branco do Sul, Guarapuava, São Mateus do Sul, Salto do Lontra, Santo Antônio do Sudoeste, Ubiratã e Cianorte, distribuídos em seis Regionais de Saúde. Os investimentos na construção das unidades são parte de uma estratégia de distribuição do atendimento em saúde pelas regionais, fazendo com que os pacientes não precisem viajar grandes distâncias para realizar consultas ou cirurgias. Desde 2019, já foram inaugurados, entre unidades próprias e convênios com prefeituras, hospitais em Ivaiporã, Telêmaco Borba, Guarapuava, Cornélio Procópio e Boa Vista da Aparecida. Também começaram a funcionar hospitais em Cafelândia e Toledo, que contaram com o apoio do Estado para aquisição de equipamentos e mobiliários. Ao todo, considerando os investimentos em postos de saúde e AMEs, Ambulatórios Médicos de Especialidades, são mais de 800 obras em andamento buscando a descentralização dos atendimentos à população. Na Grande Curitiba, a unidade que está recebendo o maior aporte é o Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais, com investimento estadual de 60 milhões. O Estado também participa do investimento de 70 milhões na nova unidade do Hospital Pequeno Príncipe, que já é o maior hospital exclusivamente pediátrico do País, e deverá ser concluída até 2026 no bairro Bacacheri, na região Norte da Capital. Já os AMEs somam 14 em construção, num investimento de mais de 240 milhões. As unidades contemplam consultórios, salas de exames, Centro de Especialidades Odontológicas, Centro de Fisioterapia e Laboratório de Análises. Todos os detalhes sobre as obras na área da saúde você confere no site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)