Com incubadora, UEM fomenta empreendedorismo e inovação na região de Maringá

27/09/2021
A Universidade Estadual de Maringá, UEM, estimula o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento na região Noroeste desde o ano 2000. As ações ocorrem por meio da Incubadora Tecnológica, que coordena o Parque Tecnológico de Maringá, o Maringatech, com sede na universidade. Em 21 anos, mais de 120 empresas já passaram pelo programa de incubação.

Hoje são 14 empresas que ocupam um espaço dentro do prédio da incubadora e já passaram pelo processo de incubação, 19 empresas incubadas que estão no processo, duas incubadas externas e duas que já passaram pelo processo de incubação e agora têm autonomia para caminhar como empresa. Nos últimos 3 anos, 21 empresas foram aprovadas no processo de seleção, sendo sete desde o início da pandemia.

Por meio da Incubadora e parceiros, são ofertados todo o suporte necessário para o desenvolvimento das empresas abrigadas no local.

São ofertadas para as empresas incubadas oficinas profissionais pelo Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação. O programa dispõe de suporte na estruturação de ideias, contratos, gestão, além do acompanhamento contínuo das empresas, abordando vários eixos como inovação, mercado, tecnologia, gestão e pessoas.

O assessor de Inovação Tecnológica da UEM, Marcelo Farid Pereira, explica que a instituição também oferta outras oficinas com foco no empreendedorismo.// SONORA MARCELO FARID PEREIRA.//

Leonardo Aurelio Varizi é Engenheiro Civil e participa da 1ª edição do Garage Advance com a empresa incubada Helius Engenharia, voltada para soluções sustentáveis com atuação em geração de energia limpa.

Ele conta que o Garage Advance está auxiliando ele e os sócios a desenvolverem um software para gerenciamento de créditos de energia para geração compartilhada nos modelos de consórcios e cooperativas de energias renováveis. A solução oferece para o cliente final a opção de consumir uma energia limpa e com até 20% de desconto com relação ao faturado pelas distribuidoras convencionais, com adesão 100% gratuita.// SONORA LEONARDO AURELIO VARIZI.//

O Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Maringá também é parceiro da Incubadora na implementação das ações. Ele fomenta a inserção da UEM no processo de inovação nacional, colaborando para o desenvolvimento sustentável, a geração de riqueza e a melhoria da qualidade de vida da população.

A universidade também oferece 20 bolsas de iniciação ao empreendedorismo dentro do Garage Advance.

Essa ação é voltada à educação empreendedora e à elaboração de projetos de empreendimentos de alunos de graduação e pós-graduação, que tenham ênfase no desenvolvimento de negócios frutos de trabalhos acadêmicos.

Outro programa ofertado pela UEM desde 2018 é o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação. O programa busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial.

Para o diretor de pesquisa da UEM, Ivair Aparecido dos Santos, os programas reforçam a atuação da Universidade em benefício da população.// SONORA IVAIR APARECIDO DOS SANTOS.//

Até o momento foram contabilizadas a participação de 13 empresas e a concessão de 15 bolsas de doutorado, 11 de mestrado e 56 de iniciação tecnológica industrial. Desde então, os estudantes têm desenvolvido seus trabalhos em parceria com as empresas. (Repórter: Felippe Salles)