Com homenagens, Polícia Militar comemora 11 anos de operações do BPMOA e do BOPE

28/10/2021
A Polícia Militar do Paraná comemorou o aniversário de 11 anos de duas unidades da corporação: o BPMOA, Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, referência no suporte aeromédico e de apoio em ocorrências policiais, e o BOPE, Batalhão de Operações Especiais, unidade estratégica que atua em situações cotidianas complexas. As comemorações e homenagens aconteceram nesta quarta-feira.
Em solenidade no hangar da base de Curitiba, no aeroporto do Bacacheri, servidores que fazem parte da história do BPMOA foram homenageados com a condecoração da medalha Mérito do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas. A homenagem foi um reconhecimento aos profissionais que exerciam funções estratégicas no Governo do Estado e colaboraram para a criação do Batalhão, em 2010.
Para o comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, são pessoas que contribuíram para o batalhão se tornar o que é hoje. Segundo ele, o BPMOA é muito importante para a PM, um serviço que salva muitas vidas. //SONORA HUDSON LEÔNCIO TEIXEIRA//
O batalhão presta atendimento a situações de radiopatrulhamento aéreo, apoio a ocorrências e operações policiais, transporte de tropa, resgate e remoção aeromédica, busca e salvamento aquático, combate a incêndios e fiscalização ambiental.
De acordo com o comandante do BPMOA, tenente-coronel Julio Cesar Pucci, o Batalhão é uma unidade de referência nacional que prima pela segurança de voo e pela excelência de suporte avançado à vida, e neste ano, teve um papel decisivo na distribuição de vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado, agilizando a imunização de comunidades mais distantes ou isoladas. //SONORA JULIO CESAR PUCCI//
A entrega de medalhas e comendas também marcou a comemoração pelo aniversário do Batalhão de Operações Especiais, na sede da unidade em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.
O comandante da unidade, major Sergio Augusto Silva, explicou que o batalhão passa por uma nova fase, com a separação das seis subunidades da antiga formatação para a criação do Batalhão de Polícia de Choque. //SONORA SERGIO AUGUSTO SILVA//
Foram entregues a Comanda de Operações Especiais, a maior honraria do BOPE, em reconhecimento àqueles que se destacaram além do cumprimento do dever, e a Medalha de Mérito de Operações Especiais, para homenagear os militares e pessoas da comunidade que colaboraram com a segurança pública.
Coronel Hudson destacou que o BOPE é uma unidade estratégica para a Polícia Militar do Paraná e esse é o momento de enaltecer o trabalho dos militares estaduais que se dedicam nas missões mais complicadas e complexas em todo o Estado. (Repórter: Flávio Rehme)