Com foco no atendimento em saúde mental, Sesa inicia novo ciclo do PlanificaSUS

15/05/2024
A Secretaria de Estado da Saúde assinou nesta quarta-feira o Termo de Adesão do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, referente ao PlanificaSUS, para o triênio 2024-2026. Um dos principais destaques desse novo ciclo é o enfoque na otimização dos serviços de saúde mental, especialmente na Macrorregião Norte, integrada pela 16º Regional de Saúde de Apucarana, 17º de Londrina, 18º de Cornélio Procópio, 19º de Jacarezinho e 22ª de Ivaiporã. A proposta é criar estratégias de educação permanente nessa região, desenvolvendo competências e habilidades nas equipes técnicas e gerenciais e, futuramente, compartilhando os êxitos para outros locais do Estado. O projeto tem como objetivo reforçar a Rede de Atenção à Saúde Paraná, e também prevê a implementação da Planificação da Atenção à Saúde por meio de ciclos de melhorias, divididos em fases de planejamento, operacionalização, monitoramento e avaliação. As atividades incluem workshops, oficinas tutoriais e outras iniciativas desenvolvidas nas Regiões de Saúde da Macrorregião Norte e nos Municípios da 4ª Regional de Saúde de Irati. (Repórter: Nathália Gonçalves)