Com flagra histórico, biólogos realizam novo estudo da fauna para a Nova Ferroeste
27/10/2021
Uma equipe de biólogos que atua nos estudos exigidos pelo projeto da Nova Ferroeste iniciou, na semana passada, a quarta e última campanha da fauna, que faz o levantamento e identificação das espécies existentes nas áreas do traçado da ferrovia. Espécies endêmicas de anfíbios, registro raro de anta e onça-parda, aves e animais ameaçados de extinção foram identificados na Serra do Mar, onde foram realizados os trabalhos. No geral, o levantamento está sendo realizado em oito pontos dos 1.304 quilômetros de extensão da Nova Ferroeste. O projeto, do Governo do Paraná, é de uma linha férrea ligando Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, e que também vai ampliar e modernizar o trecho já existente, entre Cascavel e Guarapuava. A campanha da fauna acontece nas quatro estações do ano e faz parte do EIA/RIMA, Estudo de Impacto Ambiental, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Fipe. Levantamentos do solo, da flora e da fauna são algumas das atividades que estarão contidas no relatório final, a ser entregue nos próximos meses. Essas informações vão orientar o projeto de engenharia da Nova Ferroeste e definir mudanças que possam mitigar o impacto da passagem dos trilhos, conforme explicou o biólogo e coordenador do Estudo de Fauna, Raphael Santos.// SONORA RAPHAEL SANTOS.//
A Serra do Mar é o local com maior diversidade e número de indivíduos e onde os biólogos iniciaram os trabalhos da quarta campanha. Embora esta etapa seja a da estação da primavera, os primeiros trabalhos da campanha começaram em dias tipicamente de inverno. O biólogo Guilherme Adams explicou que esta é a quarta vez que eles percorrem as trilhas abertas na primeira campanha, em janeiro de 2021.// SONORA GUILHERME ADAMS.//
Raphael Santos lembrou que a intenção é abranger toda a diversidade ao longo do traçado da Nova Ferroeste. Segundo ele, são aplicados vários métodos para detectar e registrar o maior número de espécies possível. O coordenador destacou que o trabalho realizado no período da primavera costuma ser mais rico em resultados.// SONORA RAPHAEL SANTOS.//
Diversas espécies identificadas pelo grupo estão ameaçadas de extinção por conta da caça ilegal ou pela redução da área de florestas. Ao longo dos 55 quilômetros da descida da Serra do Mar, serão construídos 25 viadutos, 10 túneis e 4 pontes - um total de 17 quilômetros de viaduto, oito quilômetros de túnel. Essas obras de arte previstas no projeto da ferrovia reduzem a necessidade de desmatamentos e conservam boa parte dos ambientes da maneira como se encontram. Para o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, a conservação do meio ambiente é uma das principais preocupações desde o início da elaboração do projeto da ferrovia. Os trilhos da Nova Ferroeste serão construídos na área de domínio da BR 277, sempre que o relevo permitir. Essa escolha segue a orientação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral, elaborado em parceria entre o Governo do Estado, pesquisadores, ONGs e sociedade civil. Outras informações sobre os estudos que estão sendo realizados podem ser acompanhadas no site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)
A Serra do Mar é o local com maior diversidade e número de indivíduos e onde os biólogos iniciaram os trabalhos da quarta campanha. Embora esta etapa seja a da estação da primavera, os primeiros trabalhos da campanha começaram em dias tipicamente de inverno. O biólogo Guilherme Adams explicou que esta é a quarta vez que eles percorrem as trilhas abertas na primeira campanha, em janeiro de 2021.// SONORA GUILHERME ADAMS.//
Raphael Santos lembrou que a intenção é abranger toda a diversidade ao longo do traçado da Nova Ferroeste. Segundo ele, são aplicados vários métodos para detectar e registrar o maior número de espécies possível. O coordenador destacou que o trabalho realizado no período da primavera costuma ser mais rico em resultados.// SONORA RAPHAEL SANTOS.//
Diversas espécies identificadas pelo grupo estão ameaçadas de extinção por conta da caça ilegal ou pela redução da área de florestas. Ao longo dos 55 quilômetros da descida da Serra do Mar, serão construídos 25 viadutos, 10 túneis e 4 pontes - um total de 17 quilômetros de viaduto, oito quilômetros de túnel. Essas obras de arte previstas no projeto da ferrovia reduzem a necessidade de desmatamentos e conservam boa parte dos ambientes da maneira como se encontram. Para o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, a conservação do meio ambiente é uma das principais preocupações desde o início da elaboração do projeto da ferrovia. Os trilhos da Nova Ferroeste serão construídos na área de domínio da BR 277, sempre que o relevo permitir. Essa escolha segue a orientação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral, elaborado em parceria entre o Governo do Estado, pesquisadores, ONGs e sociedade civil. Outras informações sobre os estudos que estão sendo realizados podem ser acompanhadas no site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)