Com avanço nas obras, Cidade Industrial de Londrina começa a sair do papel
13/04/2021
A esperada Cidade Industrial de Londrina começou efetivamente a sair do papel. As obras que dão início à construção do projeto, concebido ainda na década de 1990, começaram em fevereiro de 2020 e já dão forma ao terreno que futuramente abrigará 90 lotes industriais. O investimento deve gerar quatro mil empregos diretos e oito mil indiretos, totalizando 12 mil novas vagas no setor industrial da cidade do Norte do Paraná. A obra já finalizou a etapa de terraplanagem, e atualmente está abrindo ruas e preparando o terreno para drenagem. Na sequência, os trabalhos serão voltados à instalação de galerias pluviais, que devem ser concluídas em maio. As etapas subsequentes incluem a implantação das redes de água e esgoto, a pavimentação das ruas com asfalto e a instalação de energia elétrica para iluminação pública com LED. O terreno é localizado na região noroeste de Londrina, em uma área total de um milhão e 100 mil metros quadrados, dividida em 90 lotes, e com mais de 395 mil metros quadrados de área construída. A obra recebeu do Governo do Estado um investimento que ultrapassa os 23 milhões e 940 mil reais, liberados pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no último mês de outubro. Ele destacou a importância desta iniciativa para o desenvolvimento local.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
O valor engloba custos de terraplenagem, drenagem, pavimentação, urbanização, saneamento, iluminação pública e construção de guarita e muro em volta do local. Esses recursos são oriundos do Sistema de Financiamento aos Municípios, linha de crédito disponibilizada pela Fomento Paraná e pelo Paranacidade, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas. Uma vez finalizado, mais de cem indústrias devem ocupar a nova Cidade Industrial. Segundo Bruno Ubiratan, presidente do Codel, Instituto de Desenvolvimento de Londrina, mais de 120 empresas já demonstraram interesse em compor esse parque industrial.// SONORA BRUNO UBIRATAN.//
Dados do IBGE mostram que, em 2018, o setor industrial representou 16% do Produto Interno Bruto de Londrina. O setor de serviços, por sua vez, representou 67% do PIB. As empresas a compor a Cidade Industrial deverão ser escolhidas através de uma licitação, a qual deve levar em consideração, dentre outros critérios, o número de empregos gerados. As vendas dos lotes devem ser realizadas em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná, a Associação Comercial e Industrial de Londrina e a Federação das Indústrias do Paraná, criando um modelo de edital que abarque interesses de todos os envolvidos. Segundo Ubiratan, a ideia da Cidade Industrial de Londrina é justamente incentivar a vinda de novas indústrias à região, estimulando o desenvolvimento do setor a exemplo de outras empresas instaladas recentemente na região. O presidente da Codel também relembrou que a Cidade Industrial de Londrina futuramente terá a duplicação do trecho de rodovia que liga o condomínio à PR-445, importante estrada da região, que estabelece ligação com Cambé. Outros detalhes podem ser conferidos em xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Wyllian Soppa)
O valor engloba custos de terraplenagem, drenagem, pavimentação, urbanização, saneamento, iluminação pública e construção de guarita e muro em volta do local. Esses recursos são oriundos do Sistema de Financiamento aos Municípios, linha de crédito disponibilizada pela Fomento Paraná e pelo Paranacidade, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas. Uma vez finalizado, mais de cem indústrias devem ocupar a nova Cidade Industrial. Segundo Bruno Ubiratan, presidente do Codel, Instituto de Desenvolvimento de Londrina, mais de 120 empresas já demonstraram interesse em compor esse parque industrial.// SONORA BRUNO UBIRATAN.//
Dados do IBGE mostram que, em 2018, o setor industrial representou 16% do Produto Interno Bruto de Londrina. O setor de serviços, por sua vez, representou 67% do PIB. As empresas a compor a Cidade Industrial deverão ser escolhidas através de uma licitação, a qual deve levar em consideração, dentre outros critérios, o número de empregos gerados. As vendas dos lotes devem ser realizadas em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná, a Associação Comercial e Industrial de Londrina e a Federação das Indústrias do Paraná, criando um modelo de edital que abarque interesses de todos os envolvidos. Segundo Ubiratan, a ideia da Cidade Industrial de Londrina é justamente incentivar a vinda de novas indústrias à região, estimulando o desenvolvimento do setor a exemplo de outras empresas instaladas recentemente na região. O presidente da Codel também relembrou que a Cidade Industrial de Londrina futuramente terá a duplicação do trecho de rodovia que liga o condomínio à PR-445, importante estrada da região, que estabelece ligação com Cambé. Outros detalhes podem ser conferidos em xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Wyllian Soppa)