Com apoio do Governo do Estado, município de Sarandi, no Noroeste, aumenta equipes da saúde da família

21/11/2019
O município de Sarandi, na Região Noroeste, apresentou à comunidade os 28 profissionais contratados para compor as novas Equipes da Saúde da Família. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde. Com isso, o município, que integra a 15ª Regional de Saúde de Maringá, aumenta de quatro para 11 equipes completas da saúde da família. A secretária municipal de Saúde de Sarandi, Cida Betel, afirma que o apoio do Governo do Estado foi fundamental para esta ação e que as novas equipes foram planejadas e organizadas para o início dos trabalhos.// SONORA CIDA BETEL//O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, afirma que a grande meta do Governo atual para a Saúde é a regionalização dos serviços, levando atendimento perto da casa das pessoas.// SONORA BETO PRETO//As 11 equipes da saúde da família de Sarandi atuam nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Aurora, Monte Rey, Alvamar, Independência e Flores. Uma Equipe da Saúde da Família está atendendo na Clínica Materno-Infantil da cidade. O diretor da 15ª Regional de Saúde, em Maringá, Ederlei Alkamim, destaca que a atuação das equipes da saúde da família é fazer visitas nos bairros, observando e acompanhando cada família, além de promover a prevenção e o controle de doenças crônicas, evitando agravamentos.// SONORA EDERLEI ALKAMIM//Sarandi também recebeu recentemente recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde. Foram 297 mil reais, sendo 97 mil reais para investimentos na área da Vigilância em Saúde e 200 mil reais para a compra de equipamentos de urgência. Os 399 municípios do Paraná foram beneficiados com o repasse, no mês passado, de 50 milhões de reais pelo Governo do Estado. Os recursos são para investimentos em novas obras, reformas e ampliações, compra de equipamentos e programas nas áreas de vigilância da saúde. (Repórter: Priscila Paganotto)