Com apoio do Governo do Estado, Toledo inaugura banco de alimentos municipal

01/04/2024
O município de Toledo é o primeiro a ter um banco de alimentos em parceria com o Governo do Estado. Ele foi inaugurado nesta segunda-feira no Jardim São Francisco, ao lado do restaurante popular do bairro. Os outros cinco bancos do Estado ficam nas unidades da Ceasa em Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu. O convênio entre a Secretaria e a prefeitura totalizam um milhão e 146 mil reais, dos quais um milhão e 88 mil do Governo do Estado e 58 mil do município. As obras começaram em julho do ano passado e foram concluídas em 26 de fevereiro. A instalação conta com três barracões reformados e adequados pela Prefeitura de Toledo. O primeiro é dedicado à Central de Recebimento, e o segundo para a Central de Processamento. No terceiro, que ainda está em construção, será instalada uma unidade para desidratação de alimentos. Com isso ganha em durabilidade e facilita a armazenagem. Os alimentos são usados nos restaurantes populares, panificadora social, além de distribuídos em unidades socioassistenciais. Também irão para a Cozinha-Escola, promovendo a educação alimentar e nutricional. O espaço é destinado para cursos profissionalizantes, com foco no aproveitamento total dos alimentos. (Repórter: Gustavo Vaz)