Com apoio do Governo, Campo Mourão vai construir restaurante popular

06/06/2024
O município de Campo Mourão, na região Centro-Oeste do Paraná, vai construir um Restaurante Popular com recursos de 4 milhões e 700 mil reais, resultado de um convênio entre a Seab, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, e a Prefeitura Municipal. Do total, 3 milhões e 300 mil serão destinados pela Seab e 1 milhão e 400 mil reais é a contrapartida do município. O objetivo é atender preferencialmente a população em situação de insegurança alimentar, oferecendo 800 refeições diárias a preços acessíveis. A formalização do convênio aconteceu na quarta-feira na sede da Seab, em Curitiba, com a presença do prefeito Tauillo Tezelli. O prazo para execução é de 30 meses, podendo ser prorrogado a partir de termo aditivo. Com o novo investimento, o Estado chega a 25 Restaurantes Populares construídos ou modernizados com apoio do governo estadual desde 2019. O Programa Paranaense de Apoio aos Restaurantes Populares subsidia a construção, modernização e reforma de restaurantes que garantem refeições saudáveis e acessíveis. Desde 2019, recebeu mais de 23 milhões de reais em investimentos, beneficiando cidades como Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá. Em 2024, um convênio de 4 milhões e 800 mil reais foi assinado para instalar um restaurante em Pato Branco. Segundo o IBGE, o Paraná é o segundo estado com maior segurança alimentar do Brasil. Em 82,1% dos domicílios, os moradores têm acesso à alimentação de qualidade e em quantidade suficiente, o que equivale a 9 milhões e 500 mil pessoas. A Seab promove outras iniciativas para garantir alimentação de qualidade, como os Restaurantes Populares, o programa Leite das Crianças, Cozinhas e Hortas Comunitárias, Feiras Livres, Centrais de Recebimento e Distribuição de Alimentos, Compra Direta Paraná e Bancos de Alimentos. (Repórter: Gabriel Ramos)