Com altas temperaturas, consumo de energia cresce 3,4% no Paraná no terceiro trimestre

25/10/2023
O consumo de energia no Paraná cresceu 3,4% no terceiro trimestre, em comparação com o mesmo período de 2022. Foram consumidos 8.195 gigawatt-hora entre julho e setembro. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, o volume total consumido foi de 25.036 GWh, um crescimento de 2,1% em relação ao ano passado. O resultado do trimestre foi puxado pelo consumo dos setores residencial, de 8,8%; comercial, que teve uma alta de 5,7%; e rural, com acréscimo de 3,4%. O aumento residencial foi reflexo, principalmente, das temperaturas mais elevadas nos meses de agosto e setembro, bem como um aumento de 2% dos consumidores desta classe. Em segundo lugar, o aumento foi puxado pelo bom desempenho do comércio, com destaque para o varejo, atacado e o setor de alimentação. Levando em consideração somente o mercado cativo da Copel, do consumidor que compra, necessariamente, energia da concessionária que distribui para a região, o aumento no consumo de energia no terceiro trimestre foi de 4% em relação ao mesmo período de 2022. No acumulado do ano, a alta foi de 1,6% em relação aos nove primeiros meses do ano passado. Tendência crescente, a adesão aos sistemas de micro e minigeração distribuída chegou a 293 mil conexões em todo o Paraná, em setembro, número 59% superior ao mesmo período de 2022. O volume de energia compensada, que representa o excedente de geração de energia elétrica dos clientes, injetado na rede da Copel, cresceu 83% no terceiro trimestre, e 70% no acumulado do ano. (Repórter: Gustavo Vaz)