Com Teletrabalho de servidores, Estado economiza 47 milhões de reais em transporte
08/01/2021
A implantação do Teletrabalho na rotina dos servidores no Estado, em decorrência da pandemia, afetou diretamente o sistema de transporte da Administração Pública Estadual. Além disso, o governador Carlos Massa Ratinho Junior orientou os dirigentes a priorizarem reuniões online. A redução do deslocamento acarretou em uma economia de 47 milhões e 300 mil reais aos cofres públicos, dividida entre manutenção e abastecimento de veículos e viagens oficiais.
O secretário da Administração e da Previdência, Marcel Micheletto, afirmou que com a implantação do Teletrabalho, o Estado conseguiu uma economia significativa na utilização de veículos e na redução de viagens, tudo sem perder a qualidade do serviço prestado pelos servidores.
Conforme dados da Secretaria, por meio do Deto, o Departamento de Gestão do Transporte Oficial, a principal variação foi no setor de viagens oficiais, com uma redução de 57,4% dos gastos, durante a pandemia.
Em 2019, de março a novembro, a despesa estava em 45 milhões de reais, enquanto no mesmo período de 2020, o valor ficou em 19 milhões e 200 mil reais, gerando, assim, uma economia de 25 milhões e 800 mil reais.
No abastecimento de veículos, o corte somou 14 milhões e 800 mil reais, equivalente a 21,6%.
No caso da manutenção de veículos, a data de análise foi sete meses antes e sete meses depois da pandemia, devido a uma nova empresa ter assumido o serviço. Entre agosto de 2019 e março de 2020, a despesa foi de 39 milhões e 200 mil reais, e entre abril e outubro de 2020, diminuiu quase 17%, ficando em aproximadamente 32 milhões de reais.
A Secretaria da Administração e da Previdência, em parceria com a Celepar, criou o Sistema Eletrônico de Leilões para realização dessas licitações diretamente com o Estado. A iniciativa excluiu a necessidade do pagamento de comissão ao leiloeiro oficial de 5% por parte do arrematante, oportunizando ao interessado incrementar o lance pago.
O primeiro leilão ocorreu em novembro, com a venda de 10 lotes de veículos inservíveis ao Estado. O valor final dos lances, foi 567% maior que o mínimo previsto.
Para 2021, a Secretaria deve realizar mais leilões visando esvaziar os pátios do Deto, que estão com aproximadamente 2 mil e 500 veículos já recolhidos. A expectativa é gerar aproximadamente 25 milhões de reais em recursos, segundo o diretor do Deto, Juan Carlos Alves.
O Governo do Estado formalizou a adoção do programa TaxiGOVPR como meio de transporte oficial no deslocamento dos servidores em atividades administrativas. Em decorrência da pandemia, o sistema, semelhante aos aplicativos de transporte de passageiros, foi pouco utilizado, o que também gerou economia aos cofres públicos.
A adoção da ferramenta representa uma redução de 49% em comparação ao uso dos veículos oficiais, passando de 6 reais e 60 centavos para 3 reais e 34 centavos, por quilômetro rodado. Mais de 17 mil usuários já estão cadastrados no programa. Quando estiver em pleno funcionamento, a expectativa é uma economia mensal de aproximadamente 500 mil reais. Além disso, o TaxiGovPR fomenta a utilização do meio de transporte privado, gerando receita para os taxistas em todo o Paraná. (Repórter: Flávio Rehme)
O secretário da Administração e da Previdência, Marcel Micheletto, afirmou que com a implantação do Teletrabalho, o Estado conseguiu uma economia significativa na utilização de veículos e na redução de viagens, tudo sem perder a qualidade do serviço prestado pelos servidores.
Conforme dados da Secretaria, por meio do Deto, o Departamento de Gestão do Transporte Oficial, a principal variação foi no setor de viagens oficiais, com uma redução de 57,4% dos gastos, durante a pandemia.
Em 2019, de março a novembro, a despesa estava em 45 milhões de reais, enquanto no mesmo período de 2020, o valor ficou em 19 milhões e 200 mil reais, gerando, assim, uma economia de 25 milhões e 800 mil reais.
No abastecimento de veículos, o corte somou 14 milhões e 800 mil reais, equivalente a 21,6%.
No caso da manutenção de veículos, a data de análise foi sete meses antes e sete meses depois da pandemia, devido a uma nova empresa ter assumido o serviço. Entre agosto de 2019 e março de 2020, a despesa foi de 39 milhões e 200 mil reais, e entre abril e outubro de 2020, diminuiu quase 17%, ficando em aproximadamente 32 milhões de reais.
A Secretaria da Administração e da Previdência, em parceria com a Celepar, criou o Sistema Eletrônico de Leilões para realização dessas licitações diretamente com o Estado. A iniciativa excluiu a necessidade do pagamento de comissão ao leiloeiro oficial de 5% por parte do arrematante, oportunizando ao interessado incrementar o lance pago.
O primeiro leilão ocorreu em novembro, com a venda de 10 lotes de veículos inservíveis ao Estado. O valor final dos lances, foi 567% maior que o mínimo previsto.
Para 2021, a Secretaria deve realizar mais leilões visando esvaziar os pátios do Deto, que estão com aproximadamente 2 mil e 500 veículos já recolhidos. A expectativa é gerar aproximadamente 25 milhões de reais em recursos, segundo o diretor do Deto, Juan Carlos Alves.
O Governo do Estado formalizou a adoção do programa TaxiGOVPR como meio de transporte oficial no deslocamento dos servidores em atividades administrativas. Em decorrência da pandemia, o sistema, semelhante aos aplicativos de transporte de passageiros, foi pouco utilizado, o que também gerou economia aos cofres públicos.
A adoção da ferramenta representa uma redução de 49% em comparação ao uso dos veículos oficiais, passando de 6 reais e 60 centavos para 3 reais e 34 centavos, por quilômetro rodado. Mais de 17 mil usuários já estão cadastrados no programa. Quando estiver em pleno funcionamento, a expectativa é uma economia mensal de aproximadamente 500 mil reais. Além disso, o TaxiGovPR fomenta a utilização do meio de transporte privado, gerando receita para os taxistas em todo o Paraná. (Repórter: Flávio Rehme)