Colheita do milho da segunda safra paranaense alcança 42% da área

27/06/2024
A colheita da segunda safra de milho 2023/24 avançou na última semana, chegando a 42% da área estimada em 2 milhões 420 mil hectares. Mas a Previsão Subjetiva de Safra referente a junho, divulgada nesta quinta-feira pelo Deral, Departamento de Economia Rural, mostrou nova redução na estimativa de produção, passando de 13 milhões e 200 mil toneladas, previstos em maio, para 12 milhões e 900 mil agora. O analista de cultura no Deral, Edmar Gervásio, explica que a baixa já era prevista. // SONORA EDMAR GERVÁSIO //

A colheita está mais avançada nas regiões Oeste, Centro-Oeste e Noroeste do Paraná, chegando a quase 70%. No Norte do Estado, onde se concentra a maior área plantada, a colheita está abaixo de 10%. Mesmo assim, o volume de 42% colhido até agora é o maior já registrado historicamente no Estado. A colheita do feijão também está no final, com expectativa de render 662 mil toneladas nesta segunda safra, maior do que a do ano passado, como explica o engenheiro agrônomo Carlos Hugo Godinho. // SONORA CARLOS GODINHO //

No Paraná, a principal cultura de inverno, o trigo, já está semeada em 94% dos 1 milhão e 150 mil hectares. O plantio nas regiões mais frias do Estado ainda está em andamento, enquanto as chuvas no Sul facilitaram o processo. No entanto, o Norte enfrenta dificuldades devido à falta de chuvas. A previsão de produção de trigo para o Estado é de 3 milhões e 800 mil toneladas, um aumento de 5% em relação ao ciclo anterior. No setor de olericultura, as principais culturas neste período no Paraná são a batata, o tomate e a cebola. A batata deve ter uma redução de 10% na produção da segunda safra, com previsão de 302 mil toneladas. A colheita atingiu 82% dos 10 mil e 500 hectares plantados. O tomate da primeira safra, com 2 mil e 500 hectares colhidos, deve alcançar 146 mil toneladas. A segunda safra está com 96% dos mil e 700 hectares plantados e 77% já colhidos. A nova safra de cebola está começando, com 50% da área de 2 mil e 700 hectares plantada, e expectativa de colher 89 mil toneladas, mantendo os preços do último ciclo. O Deral também divulgou o Boletim de Conjuntura Agropecuária de 21 a 27 de junho. A exportação do complexo soja atingiu 7 milhões de toneladas e gerou 3 bilhões e 300 milhões nos primeiros cinco meses de 2024. O comércio da arroba do boi gordo teve pouca variação nos preços no Paraná, enquanto as exportações brasileiras de carne bovina bateram recorde, com mais de 239 mil toneladas e cerca de um bilhão de dólares em valor. A produção de carne suína aumentou 371% na última década, com 37 mil toneladas produzidas no primeiro trimestre de 2024. Na produção de ovos, o Brasil alcançou quase 1 bilhão e 100 milhões de dúzias no primeiro trimestre. O Paraná produziu cerca de 111 milhões de dúzias, ficando apenas atrás de São Paulo, que produziu 290 milhões de dúzias. (Repórter: Gabriel Ramos)