Colégios agrícolas do Paraná recebem drones, tablets e equipamentos tecnológicos

30/11/2023
Diretores dos 21 colégios agrícolas e dois florestais da rede estadual de educação do Paraná receberam nesta quinta-feira equipamentos que serão utilizados na chamada agricultura de precisão. A cerimônia de entrega foi realizada no Colégio Estadual de Educação Profissional da Lapa, Região Metropolitana de Curitiba, e contou com a presença do secretário do Estado da Educação, Roni Miranda, do presidente do Sistema Faep/Senar, Ágide Meneguette, além de alunos e lideranças políticas. Integram o pacote de equipamentos 23 drones, 21 aparelhos de GPS portáteis, 23 GPSs agrícolas, 23 tablets, amostradores de solo, fluxômetros, termohigroanemometro para medir a temperatura e a umidade do solo e kits de ordenha e de aplicação de agroquímicos. Eles vão chegar a mais de mil e 500 alunos de todas as regiões do Estado, que já passaram por 11 mil horas de cursos de capacitação. O investimento de cerca de 3 milhões de reais é fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Educação e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar/PR. O secretário da Educação, Roni Miranda, ressalta que esse momento representa uma nova era para os colégios agrícolas. // SONORA RONI MIRANDA //

O presidente do Sistema Faep/Senar, Ágide Meneguette, celebra qua instituição está feliz em apoiar a educação do Paraná. // SONORA ÁGIDE MENEGUETTE //

Para Renato Gondin, coordenador dos colégios agrícolas paranaenses, com a nova aquisição os alunos terão acesso ao que há de mais moderno no setor. // SONORA RENATO GONDIN //

Nelson Alexandre Zarth, diretor do Centro Estadual de Educação Profissional Assis Brasil, de Clevelândia, no Sudoeste do Estado, afirmou que pelo menos 200 dos 300 estudantes da instituição são filhos de pequenos agricultores da região e que a nova tecnologia pode transformar a condição de vida das famílias. // SONORA NELSON ALEXANDRE ZARTH //

O Programa Agricultura 2030 é uma iniciativa de formação profissional voltada a colocar os alunos dos colégios agrícolas em contato com conceitos e disciplinas modernas, que até então não estavam contempladas na grade curricular. (Repórter: Nathália Gonçalves)