Colégio estadual em Curitiba é exemplo da educação científica que transcende a sala de aula
16/10/2024
Os alunos da rede estadual de ensino do Paraná vivenciam diariamente a integração efetiva entre teoria e prática na rotina escolar quando o assunto é o componente curricular de Ciências, que abrange o ensino de Biologia, Física e Química. O enfoque técnico na área vai além da sala de aula, permitindo que os estudantes apliquem conceitos científicos em situações reais. Assim, eles desenvolvem habilidades fundamentais como o pensamento crítico, a experimentação e a resolução de problemas. Neste contexto, iniciativas individuais, promovidas pelas escolas da rede estadual, desempenham papel fundamental, criando ambientes que incentivam a pesquisa e reforçando a importância das ciências como ferramenta para o desenvolvimento intelectual e social dos estudantes. Essa é a proposta do programa Little Scientist, desenvolvido no Colégio Estadual Euzébio da Mota, em Curitiba. Lançado neste ano, o projeto destaca o talento, a criatividade e o domínio técnico dos alunos do Ensino Médio em áreas como experimentação, pesquisa científica e solução de questões ambientais. Participam da iniciativa 30 estudantes que já realizaram cerca de 12 projetos. (Repórter: Victor Luís)