Colégio de Nova Esperança do Sudoeste é 1º lugar na olimpíada nacional de matemática

12/06/2024
O Colégio Estadual Nova Esperança, da cidade de Nova Esperança do Sudoeste, é campeã da 6 ª edição das Olimpíadas Matific 2024, considerada uma das maiores competições escolares de matemática digital do mundo. Neste ano, o torneio envolveu mais de 2 milhões de estudantes do Ensino Fundamental, de mais de 3 mil escolas públicas e privadas de todo o País. A disputa aconteceu entre 20 e 24 de maio e desafiou os conhecimentos dos participantes por meio dos desafios propostos pela plataforma Matific, uma das ferramentas digitais de aprendizagem utilizadas como apoio ao ensino da Matemática nas escolas da rede estadual desde 2021. Esta não foi a primeira vez que os alunos do Colégio Estadual Nova Esperança participaram do torneio. Em 2022, a equipe que representava a escola conquistou o primeiro lugar entre os competidores do Paraná e quarto lugar no ranking do Brasil. Já no ano passado, a escola alcançou o segundo lugar nacional e finalmente, neste ano, o primeiro lugar. Integraram a equipe deste ano cerca de 80 alunos da escola, que foram homenageados na cerimônia de premiação, realizada online nesta semana, pelo canal da Matific no YouTube. Além de medalhas, a classificação rendeu aos vencedores 15 mil reais, a serem divididos entre a equipe. Além do Colégio Estadual Nova Esperança, outras duas escolas paranaenses estão no top 10 entre os colégios vencedores: a Escola Municipal Professora Elcídia de Santa Maria Pereira com o 2° lugar e a Escola Municipal Iná Ribas Carli com o 6° lugar, ambas em Guarapuava, no Centro-Sul. A premiação destinada à segunda colocada foi o valor de 10 mil reais e a do 6º lugar uma medalha aos participantes. (Repórter: Nathália Gonçalves)