Colégio Estadual de Cascavel, no Oeste do Paraná, desenvolve projeto para incentivar a leitura

08/05/2019
Uma ideia simples, mas com múltiplos resultados, está transformando a relação dos alunos do Colégio Estadual do Campo Octávio Tozo, em Cascavel, com a leitura. Há um mês, os professores das disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa começaram a desenvolver atividades de leitura com um protótipo feito com canos de PVC que permite que os alunos ouçam a própria voz enquanto leem, o sussurrofone. A iniciativa já é desenvolvida em escolas do Brasil e também do Exterior, e incentiva o hábito da leitura de uma forma divertida. De acordo com a pedagoga Tânia Marisa Mantovani, com uso do sussurrofone os estudantes passam a ter melhoras na fala, ritmo, fluência e entonação, fazendo parte de um ambiente de letramento, imersão e diálogo criativo com a cultura e a escrita.// SONORA TANIA MANTOVANI.//

Medindo aproximadamente 10 centímetros, o equipamento tem semelhanças com um telefone convencional, porém, em vez de ouvir alguém do outro lado da linha, o aluno ouve a própria voz. O projeto é desenvolvido durante as aulas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. A diretora Loreci Pedrozo Rizatti contou que o objetivo de levar a atividade para a escola foi ajudar os professores a motivar os alunos a ler mais.// SONORA LORECI RIZATTI.//

Uma vez por semana, após as aulas de produção de texto ou de leitura indicada pelo professor, os alunos dividem os 33 “telefones” e praticam a leitura por 20 ou 30 minutos. Durante esse tempo, com a ajuda dos professores, eles percebem as trocas e omissões fonéticas na fala, melhoram o ritmo da voz, a fluência e a entonação na leitura. Segundo Loreci, o uso do sussurrofone já apresenta resultados positivos relacionados à pronúncia de palavras, fluência na leitura de textos e concentração.// SONORA LORECI RIZATTI.//

A atividade é aplicada pelas professoras Marilane de Fatima Moraes e Cassiana Hungaro, de Língua Portuguesa, e Marlene Francisca de Paula Paulino, de Língua Inglesa, com acompanhamento da direção e equipe pedagógica. (Repórter: Wyllian Soppa)