Cohapar conclui treinamentos sobre Necessidades Habitacionais no Paraná

05/06/2019
Com a participação de representantes de 22 municípios dos Campos Gerais, a Cohapar concluiu, nesta semana, a série de capacitações sobre o Sistema de Necessidades Habitacionais do Paraná. Ao todo, foram 12 capacitações em todo o estado, com o objetivo de treinar técnicos de prefeituras para a inserção de dados sobre as demandas por moradia dos municípios na ferramenta online e integrada criada pela companhia. A partir de agora, os técnicos municipais têm 90 dias para concluir o trabalho de atualização das informações. Os dados são quantitativos e qualitativos sobre pessoas que moram em áreas de risco, ocupações irregulares, assentamentos precários e lotes subdivididos, por exemplo. Os números são acompanhados de relatórios fotográficos e geolocalização, que servem tanto de comprovação para os dados preenchidos quanto para uma análise mais detalhada por parte da Cohapar. Segundo a coordenadora do Sistema de Necessidades Habitacionais do Paraná na Cohapar, Bernadeth Dickow, que ministrou os cursos, as informações vão ser revisadas para depois fazer um cruzamento dos dados e publicar a edição deste ano do Plano Estadual de Habitação do Paraná, que vai ser disponibilizado ao público.// SONORA BERNADETH DICKOW//Dos 399 municípios paranaenses, 351 já aderiram ao sistema, o equivalente a 88%. A Cohapar continua em tratativas com as demais prefeituras, que ainda podem acionar os escritórios de atendimento regional da empresa para fazer treinamentos individualizados. De acordo com o presidente da Cohapar, Jorge Lange, a empresa optou por vincular a adesão das administrações municipais ao Sistema de Necessidades Habitacionais à participação delas em novos programas habitacionais do Governo do Estado.// SONORA JORGE LANGE//O Paraná é atualmente o único estado do país que possui uma ferramenta deste porte para traçar um diagnóstico completo sobre as condições de moradia da população. Desde a última atualização do plano, em 2015, o sistema passou por diversas melhorias técnicas, para facilitar o uso por parte dos técnicos municipais e também dos cidadãos interessados em consultar os dados do plano. Uma das melhorias é a possibilidade de consulta das informações detalhadas de cada município e do mapeamento das demandas de todo o Paraná de forma autônoma. Basta acessar o site www.cohapar.pr.gov.br. (Repórter: Priscila Paganotto)