Cobertura vacinal: parceria entre Estado e Ministério da Saúde colhe resultados positivos

06/03/2024
Representantes da Secretaria de Estado da Saúde apresentaram nesta quarta-feira para técnicos do Ministério da Saúde os resultados de uma série de oficinas promovidas no último ano para promover a ampliação da cobertura vacinal no Paraná. As ações fazem parte do Microplanejamento para Vacinação de Alta Qualidade, um esforço integrado entre as pastas estadual e federal para capacitar os profissionais dos municípios na criação de estratégias, detecção de problemas e outras questões relacionadas ao esquema vacinal. Técnicos da secretaria mostraram que entre agosto e setembro de 2023 foram 10 oficinas realizadas, abrangendo os municípios de Curitiba, Guarapuava, Dois Vizinhos, Umuarama, Maringá, Foz do Iguaçu e Londrina. Elas foram multiplicadas para todas as Regionais de Saúde do Estado, somando uma participação de cerca de mil profissionais. As capacitações abordaram temas como o risco de reintrodução de doenças, a abordagem para realização de campanhas vacinais e intensificação da busca ativa de não vacinados. De acordo com os dados apresentados ao Ministério, o Paraná superou todos os índices nacionais de imunização em 2023, reforçando a imunidade de bebês, adultos e idosos. Um dos exemplos se dá pela cobertura da BCG, imunizante que protege contra a tuberculose, especialmente em formas mais graves. No cenário nacional, a vacina registrou uma cobertura de 72%. Já no Paraná, este índice foi de 89%. Outro exemplo de êxito foi a vacina pentavalente, um imunizante pediátrico aplicado aos dois, quatro e seis meses, e que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus. A cobertura foi de 84,8% em 2022, e 88,8% em 2023. Os dados do último ano também mostram que a Hepatite B teve 89% de cobertura; Febre Amarela com 81%; Poliomelite com 89% e Rotavírus com 90%. Mais detalhes em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)