Clubes de ciências: alunos de colégios estaduais apresentam projetos a adultos na Fiep

12/03/2025
Estudantes de quatro colégios estaduais do Paraná participaram da III Semana dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação, realizada nos dias 11 e 12 de março, na Fiep, Campus da Indústria, em Curitiba. O evento foi promovido pela Fundação Araucária em parceria com as secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e de Inovação, Modernização e Transformação Digital. A programação contou com palestras e mostra de projetos, reunindo cerca de 500 visitantes. Os estudantes apresentaram iniciativas em 16 balcões interativos, ao lado de protótipos, inovações e serviços desenvolvidos por outros participantes. Entre os colégios representados estavam o Humberto de Alencar Castelo Branco, de Pinhais, e os colégios Profª Maria Aguiar Teixeira, Teotônio Vilela e Alfredo Parodi, de Curitiba.

Na III Semana dos NAPIs, o Clube de Ciências e Robótica Castelo Branco, de Pinhais, apresentou protótipos desenvolvidos com impressora 3D, como um braço robótico e um robô sumô. Inspirados na Olimpíada Brasileira de Robótica, os alunos também organizaram a Primeira Competição de Robótica na escola, promovendo habilidades como matemática, física e programação.
O Clube Exploradores das Ciências, do Colégio Estadual Profª Maria Aguiar Teixeira, de Curitiba, destacou um projeto voltado à conscientização sobre o uso racional da água, com atividades que envolvem crianças do Ensino Fundamental. O objetivo é despertar desde cedo o pensamento científico e a responsabilidade ambiental.
Já o Clube STEAM Teotônio Vilela, também de Curitiba, apresentou projetos que integram ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Entre as atividades, está um experimento sobre fotossíntese e uma análise ambiental do bosque da escola, aproximando os estudantes da prática científica.
O Clube Geração Científica, do Colégio Estadual Alfredo Parodi, desenvolveu uma miniatura de barco com esteira para recolher resíduos no Rio Belém, usando tecnologia para promover a preservação ambiental e reforçar a responsabilidade coletiva da comunidade.
Atualmente, são 40 arranjos que abordam temas como emergência climática, robótica e soluções para o futuro. A Rede de Clubes de Ciências integra as iniciativas do NAPI Paraná Faz Ciência e busca incentivar a cultura científica entre estudantes da educação básica. Com investimento de 23 milhões e 500 mil reais da Fundação Araucária, a rede conta com 200 clubes espalhados pelos 32 Núcleos Regionais de Educação, atendendo quase 5 mil alunos. (Repórter: Gabriel Ramos)