Cinco startups começam novo ciclo de inovação na Sanepar

27/02/2024
As cinco empresas selecionadas no segundo edital do Programa Sanepar Startups tiveram a primeira reunião de trabalho, nesta terça-feira, dando início ao processo de desenvolvimento de soluções inovadoras em saneamento. No prazo de um ano, elas devem apresentar os resultados práticos. Nesse período, recebem recursos financeiros, mentorias, apoio técnico e acesso à infraestrutura para desenvolverem os projetos. O investimento total neste segundo edital é de 750 mil reais. O especialista em Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, destaca que a Companhia obteve sucesso no primeiro edital e está com expectativa alta para esta nova fase do projeto. // SONORA GUSTAVO POSSETTI //

A empresa SANAPP apresentou projeto para gestão inteligente dos ativos de saneamento. A plataforma visa unir metodologia e modelagem de dados com cadastro técnico, levantamento de campo e ferramentas gerenciais para visualizar, pesquisar, filtrar imagens e vídeos, gerenciar ordens de serviço e gerar relatórios automatizados e com painéis de visualização dos ativos dos sistemas de água e esgoto. A ETSYS Indústria e Tecnologia em Sistemas propõe o desenvolvimento de um software de monitoramento de consumo que usa Visão Artificial. O sistema pode substituir a leitura feita atualmente por equipes terceirizadas. A medição poderá ser feita com câmeras, aumentando a frequência de leitura para compreender os perfis de consumo em tempo real. A AFFG Soluções Tecnológicas desenvolve a plataforma galax.ia com tecnologias de monitoramento, controle e atuação atrelados a algoritmos de Inteligência Artificial que traçam padrões entre os dados coletados na captação, tratamento e distribuição de água. A Eisenia Tecnologia e Meio Ambiente propõe o tratamento sustentável de esgotos com Soluções Baseadas na Natureza. Com o uso de minhocas, o lodo retido no sistema é continuamente transformado em adubo natural, estabilizado e pode ser aplicado no solo como fertilizante. Já a Peoplexperience Tecnologia da Informação permite o mapeamento do perfil dos clientes, possibilitando a criação de estratégias de melhorias no relacionamento que geram mais resultados na relação com a empresa. (Repórter: Gustavo Vaz)