Cidades de Prudentópolis e Ternopil fortalecem laços entre Paraná e Ucrânia

28/02/2019
O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, recebeu nesta quinta-feira um convite para participar da cerimônia de assinatura do acordo de parceria internacional entre as cidades de Prudentópolis, na região central do estado, e Ternopil, na Ucrânia. Os municípios têm ligações históricas e culturais. O convite foi entregue pelo prefeito da cidade, Adelmo Luiz Klosowski. Ternopil é uma cidade do Oeste da Ucrânia. Os ucranianos começaram a chegar ao Paraná no final do século 19. As cidades se tornaram próximas no fim de 2018, quando Prudentópolis recebeu uma comitiva da região. O acordo fortalece as relações entre a comunidade paranaense e o país europeu, principalmente nas áreas de educação, agricultura, infraestrutura e segurança pública. Segundo o prefeito de Prudentópolis, o termo de cooperação reconhece a preservação da cultura ucraniana na cidade.// SONORA ADELMO LUIZ KLOSOWSKI.// A assinatura vai acontecer na próxima quarta-feira no Clube XII de Novembro, em Prudentópolis. Cerca de 600 mil descendentes de ucranianos vivem no Paraná, segundo estimativas da Sociedade Ucraniana do Brasil, 60% deles nos municípios da região central, como Prudentópolis, Ivaí, Mallet, Pitanga e Guarapuava. Em Prudentópolis, cerca de 70% da população tem raízes no país da Europa Oriental. A assinatura do acordo em março marca o segundo encontro entre autoridades dos dois países neste ano. Em janeiro, o governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, para fortalecer os laços entre as nações. O Paraná estuda enviar para o país europeu estudantes brasileiros das escolas públicas, nos moldes das bolsas de estudo já oferecidas para jovens da comunidade ucraniana paranaense. (Repórter: Amanda Laynes)